Pular para o conteúdo

Socorro recebe mutirão da saúde com atendimento médico e exames gratuitos

A Prefeitura Municipal de Socorro, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), realiza entre os dias 23 e 28 de janeiro, a 20ª edição do Programa de Expedições Científicas e Assistenciais (PECA). O evento levará à população atendimentos médicos gratuitos e exames em diversas especialidades, reafirmando o compromisso conjunto de promover saúde e qualidade de vida.

A ação, que acontece na Escola Estadual Narciso Pieroni, contará com o apoio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) e envolverá aproximadamente 400 voluntários, entre estudantes e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Tecnologia em Radiologia e Sistemas Biomédicos, além de médicos e outros profissionais de saúde.

Ampla assistência à população de Socorro e região

O mutirão de saúde oferecerá consultas médicas em especialidades como clínica geral, ginecologia, fonoaudiologia e fisioterapia, além de exames como audiometria, coletas laboratoriais e cirurgias de baixa complexidade previamente determinadas com a prefeitura. Os serviços serão definidos a partir das necessidades identificadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em diálogo com a equipe do PECA, garantindo que as demandas locais sejam atendidas de forma eficiente e organizada.

Como participar

Para participar, o interessado deve levar documento de identificação, carteirinha do SUS e a carteira de vacinação. No caso de crianças, é necessário levar um documento de identificação, carteirinha do SUS, carteirinha de vacinação e caderneta da criança. Ainda no caso de crianças, o responsável legal também deverá estar com o seu documento.

Os voluntários trabalharão com um sistema de senhas limitadas por dia, sendo por ordem de chegada. O PECA preza pela avaliação integral do paciente, sendo necessário seguir o fluxograma de atendimento antes de passar pelas especialidades. A expectativa é realizar aproximadamente 100 atendimentos por dia.

PECA em Socorro: compromisso de longo prazo

O programa terá continuidade em Socorro nas edições de 2025 e 2026, fortalecendo a parceria entre e garantindo assistência de qualidade à população. Além disso, a iniciativa proporciona aos futuros profissionais de saúde uma vivência prática e humanitária, alinhada à formação ética e técnica.

O Santa Maluquice, um programa de extensão da Faculdade em que alunos levam alegria aos corredores do Hospital Pediátrico da Santa Casa, também estará presente interagindo com crianças a partir de três anos de idade, sob autorização do responsável legal, para que o adulto possa passar em consulta mais tranquilamente. A programação também inclui rodas de conversas com diversos grupos etários.

Dentro da programação, além dos atendimentos e exames médicos, haverá também um circuito de palestras para debater e esclarecer assuntos atuais da área de saúde. Qualquer pessoa interessada pode participar. Confira temas, datas e local abaixo, programe-se e participe!

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS

– Dia 23/01 (quinta-feira) às 15h – “Alimentação” com Prof. Dr. João Eduardo Salles – Público alvo: População adulta

– Dia 24/01 (sexta-feira) às 14h – “Saúde Reprodutiva” com Dra. Giovanna Arcas – Público-alvo: Mulheres

– Dia 25/01 (sábado) às 8h – “Dificuldades de Leitura e Escrita” com Prof. Dra. Ana Luiza Navas – Público-alvo: Professores

– Dia 26/01 (domingo) às 14h – “Transtorno do Espectro Autista” com Prof. Dra. Beatriz Verzolla – Público-alvo: Professores

ATENDIMENTOS E ESPECIALIDADES

O mutirão, que acontece na Escola Estadual Narciso Pieroni das 8h às 17h, seguirá um fluxograma de atendimento que inclui:

1. Triagem;

2. Anamnese e exame físico;

3. Consultas nas especialidades disponíveis:

o Pediatria
o Clínica Médica
o Geriatria
o Cardiologia
o Dermatologia
o Endocrinologia
o Fisiatria
o Fisioterapia
o Fonoaudiologia
o Ginecologia e Obstetrícia
o Neurologia
o Nutrição
o Odontologia
o Oftalmologia
o Ortopedia
o Otorrinolaringologia
o Psicologia
o Psiquiatria
o Radiologia
o Reumatologia
o Urologia

Após consulta, os pacientes serão encaminhados para exames complementares ou agendamento de retorno, caso necessário.

Não perca a oportunidade de cuidar da sua saúde e acessar serviços especializados de forma gratuita. Participe e compartilhe com sua comunidade!

Serviço:

O que: Mutirão da Saúde – 20ª edição do PECA

Quando: De 23 a 28 de janeiro das 8h às 17h

Onde: E. E. Narciso Pieroni – R. Visconde do Rio Branco, 424 – Centro, Socorro

Quem pode participar: Toda a população

Observação: As palestras acontecerão na Escola Municipal Benedicta Geralda de Souza Barbosa, localizada na R. Herlan Vasconcellos Conti, SN – Centro, Socorro

Compartilhe:
Top