Socorro leva experiência de parceria público-privada para encontro de COMTURs

A secretaria de turismo de Socorro, Mônica Sartori participou no último dia 19 de junho, do 1º Encontro dos Conselhos Municipais de Turismo do Estado de São Paulo (COMTURs), realizado durante a Expo Fórum Visite SP.

Mônica Sartori falou sobre o sucesso da parceria público-privada através do COMTUR, exaltando as estratégias e métodos utilizados em Socorro. Durante a palestra a secretária ainda destacou a estrutura e a organização para o turismo, que na cidade está dividida em comissões, núcleos e reuniões do próprio COMTUR.

Um exemplo desta forma de organização local foi a criação da Astur, braço operacional do COMTUR que possibilita um maior alcance nas ações e nas parcerias.

Na apresentação Mônica também contou um pouco da história do desenvolvimento do turismo em Socorro, desde o recebimento do título de Estância Hidromineral, concedido ao município em 1978, passando pelos primeiros passos da cidade em relação ao turismo de aventura em meados de 1994.

O COMTUR foi criado em Socorro em 1996, e através da cooperação entre o grupo Pró Turismo Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Prefeitura Municipal e outras entidades, a cidade implementou ao longo dos anos diversos programas e também recebeu títulos como, Turismo Para Todos (voltados para pessoas com deficiência), Cidade Sustentável, Cittaslow e PetFriendly.

“Esses encontros, e a oportunidade de poder mostrar a nossa experiência e desenvolvimento do turismo através não só de parcerias, mas também de programas, que nos levaram a conquistar títulos, é muito gratificante. Não servimos só de exemplo, como também aprendemos muito”, comenta Mônica sobre o encontro.

E finaliza, “Socorro hoje tem destaque nacional no setor, como resultado da sua história com turismo, que foi construída principalmente através de empresários, operadores, comércio e empresas locais que foram se adaptando e buscando melhorar ao longo do tempo por, justamente, acreditarem e investirem nas parcerias entro o setor público e o privado.”