Leitura e dramatização marcam primeiro semestre na EM Prof.º Oduvaldo Pedroso

No dia 04 de junho os alunos da EM Prof.º Oduvaldo Pedroso assistiram à dramatização do Livro de Ziraldo, “Um bebê em forma de gente”, encenado pelos alunos 1º ano do período da manhã sob a supervisão da Profª Jurema Del Ciello. Pensando em todos os objetivos que uma dramatização proporciona aos alunos, o 1º ano M1 da EM Prof.º Oduvaldo Pedroso, realizaram um trabalho com figuras geométricas partindo da história, Um bebê em forma de gente, onde foram exploradas visualmente todas as figuras, as cores, entre outras habilidades.

A Professora Jurema relata que despertar a criatividade dos alunos e utilizar a dramatização em sala de aula é saber inovar, isto é, é ter em mente os recursos metodológicos diferenciados que irão ensinar e, ao mesmo tempo, cativar os alunos, pois assim a relação interpessoal entre professor e aluno e aluno e professor torna-se mais concreta.

A dramatização na escola tem como finalidade buscar a participação, o estímulo, o convívio social além do crescimento da linguagem oral e corporal.   Neste semestre, os mesmos alunos já fizeram a apresentação na Páscoa para as demais séries da escola.

O intuito é desenvolver com as crianças o gosto pela leitura, a imaginação e o prazer pela dramatização, dando ênfase à leitura que antecede a escrita, através do professor. Cabe ao mesmo, iniciar o processo de leitura mesmo que os alunos não saibam ler; usando como recursos a exploração de livros na sala de leitura, a contação de histórias promovendo a curiosidade, a perspicácia e a sagacidade próprias das crianças desta faixa etária.