Escola Municipal Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis realiza projeto de leitura

Já dizia Monteiro Lobato, o pai da literatura infantil brasileira, que “quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê”. Foi pensando na importância da leitura para o pleno desenvolvimento dos alunos, que a Escola Municipal Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis, está realizando um projeto com o intuito de despertar o prazer pela leitura nas crianças e, ao mesmo tempo, incluir a atividade como prática integrante em sala de aula.

O foco do projeto tem sido realizar tertúlias pedagógicas em torno de obras literárias clássicas, tais como O Saci (Monteiro Lobato), O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry) e Alice no País das Maravilhas (Lewis Caroll.

Uma tertúlia literária trata-se de um encontro de pessoas para dialogar acerca de obras clássicas, aproximando cada participante da cultura clássica universal e do conhecimento acumulado pela humanidade ao longo do tempo. Este tipo de diálogo favorece a troca entre os participantes, troca esta que envolve solidariedade, respeito, confiança e apoio, no lugar de imposição.

Na prática, os alunos são convidados a realizar a leitura de um capítulo do livro em casa, e depois, na escola, os alunos realizam a leitura em voz alta e tecem comentários sobre algum trecho que lhes tenha chamado a atenção ou que lhes recorde fatos da própria vida.

Nestes momentos, os alunos trazem e apresentam suas vivências, suas emoções, através do diálogo, compreensão e empatia. Os colegas têm a oportunidade de comentar a respeito da fala do outro, concordando ou discordando e apresentando argumentos, ou mesmo partilhando da mesma emoção.

Alunos que por vezes se demonstram tímidos, têm oportunidade de se expressar sem medo de estarem certos ou errados, pois todas as opiniões são bem-vindas e colaboram para deixar o diálogo mais rico e diversificado.

O projeto tem despertado grande interesse dos alunos: “As crianças ficam curiosas por saber o que irá acontecer no próximo capítulo e para comentarem sobre o que leram”, ressaltou a diretora Viviane Cristina Casagrande. Práticas como esta oferecem diversos benefícios para o desenvolvimento da criança, como o enriquecimento do vocabulário, aprimoramento da oralidade e escrita, ampliação da compreensão de leitura e do pensamento crítico, além de melhorar a capacidade de argumentação.