O município de Socorro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está executando mais um projeto de melhoria no sistema de esgotamento sanitário das comunidades rurais, com recursos do FEHIDRO. O objetivo do presente projeto é substituir 200 sistemas rudimentares de esgoto por sistemas compactos de tratamento unifamiliar, compostos por biodigestores anaeróbicos e caixas de gordura.
No período de agosto a dezembro de 2024, foram entregues 150 biodigestores às localidades da bacia do Rio do Peixe, nos bairros: Bairro do Brejo, Almas, Varginha, Rio do Peixe, Correntes, Pinhal, Gamelão e Currupira. Ainda estão disponíveis 50 biodigestores para os moradores dos bairros abrangidos pelo projeto. A próxima entrega será realizada em janeiro de 2025, e os cadastros devem ser feitos o quanto antes para garantir a participação. Os interessados devem se inscrever pelo WhatsApp: (19) 97123-8391.
Este projeto influencia diretamente a melhoria do esgotamento sanitário nas comunidades rurais e, consequentemente, o abastecimento de água de toda a cidade, ao evitar o lançamento irregular de esgoto nos cursos d’água, como o Rio do Peixe, que abastece o município.