Curso de produção de hortaliças agroecológicas e compostagem no bairro Santa Cruz

Na última quarta-feira, 19, a Secretaria de Agronegócio, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou um curso sobre produção sustentável de hortaliças e compostagem na Horta Urbana Agroecológica, do bairro Santa Cruz. O curso contou com a participação dos moradores envolvidos no projeto da horta.

Durante o evento, foram abordados temas como a saúde do solo, a produção de mudas, o planejamento e o escalonamento da produção. Os participantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre o cultivo e a produção de physalis, apresentada como uma alternativa de fonte de renda.

Além disso, foi ensinada uma técnica de compostagem que permite a produção de adubo in loco a partir dos resíduos domésticos, contribuindo para a redução da quantidade de lixo gerado. Para a adubação e cobertura dos canteiros, foram utilizados o composto orgânico e o “cavaco” produzidos pelo projeto Vira Adubo e pelo Complexo Ambiental da cidade.

A criação de hortas urbanas e periurbanas é um projeto da Prefeitura de Socorro, amparado pela Lei Nº 4397/2021. Para mais informações sobre as hortas urbanas municipais, visite a Estação Agroecológica Municipal, localizada na Rua Nadir Carraro, nº 660, no bairro Palma Real.