Para ampliar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro ampliará até as 22h, a partir de segunda-feira, 03/07, o horário de atendimento do Posto de Saúde Central, para receber urgências de baixa complexidade. Para ser atendido, o paciente deve levar o cartão cidadão.
Das 17h às 22h, a Unidade Central de Saúde funcionará como pronto-atendimento municipal. Serão atendidas urgências leves, aquelas classificados com fichas verdes e azuis no pronto-socorro, de atendimento mais demorado devido à prioridade dada aos casos mais graves. A medida visa evitar a sobrecarga do hospital e garantir atendimento rápido e de qualidade para a população, principalmente nessa época do ano, quando a demanda aumenta pela alta incidência de doenças respiratórias.
A secretária de Saúde, Elisângela Lopes, explica que, “das 17h às 22h, a população que precisar terá à sua disposição: um clínico geral, enfermeiros e técnicos capacitados para triagem, condutas de exames de raio-x e medicação emergencial. Caso necessário, o encaminhamento para um especialista poderá ser feito diretamente da Unidade Central”.
O prefeito Ricardo Lopes reforça que o pronto-atendimento municipal será de uso exclusivo dos socorrenses. “Em nosso hospital, além do aumento da procura no inverno, há grande demanda de pacientes dos municípios vizinhos. Porém, o serviço que será realizado no Posto de Saúde Central será uma exclusividade da nossa população, do mesmo modo como está sendo feito no pronto-atendimento pediátrico”, comenta.
Postos de saúde já atendem urgências leves das 8h às 16h
Uma medida em execução é: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, todas as unidades de saúde de Socorro prestam pronto atendimento para urgências de baixa complexidade. Segundo Elisângela, “nesses casos, não é necessário agendamento. O paciente que precisar do atendimento imediato, pode se dirigir à unidade mais próxima”.
O prefeito Ricardo comenta que é importante que a população busque, inicialmente, as unidades de saúde. “Disponibilizaremos um profissional de saúde para triagem no hospital e eventual encaminhamento às unidades de saúde, que são de uso exclusivo dos munícipes e estão preparadas para atender urgências leves, reduzindo filas no hospital e diminuindo o tempo de espera dos pacientes”, argumenta.
Ouvidoria da Saúde: voz à população socorrense
A população de Socorro possui um importante canal para expressar sua opinião e contribuir com o aprimoramento do atendimento de saúde na cidade. A Secretaria de Saúde disponibiliza uma ouvidoria exclusiva, que dá, aos moradores, a oportunidade de fazer sugestões, compartilhar experiências e enviar reclamações. O telefone e o WhatsApp (19) 3855-9639 estão disponíveis para que a população seja ouvida.