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Ata 324

Reunião Mensal do Conselho Municipal de Turismo de Socorro -SP – COMTUR

ATA N° 324
Data: 12/12/22
Local: Sala dos Conselhos
Horário: das 19h às 22h

VÍDEOS E FOTOS: A reunião foi iniciada pela presidente, Ana Luiza Russo, apresentando os 4 vídeos recém realizados para a promoção turística do destino e explicado que um dos vídeos foi possível de ser desmembrado e realizado 2 a partir dele, gerando assim um total de 5 vídeos. O vídeo do segmento cultural e compras foi dividido em “Histórico Cultural” e “Compras e Artesanato” e teve a colaboração do Tiago Faria e do secretário de cultura, Fernando, na escolha da música e dos pontos/atrativos a serem mostrados. Já as demais músicas, imagens e conteúdos dos demais segmentos foram escolhidas criteriosamente e em conjunto entre Astur e Secretaria de Turismo. Os 5 vídeos apresentados foram: Turismo Rural; Turismo Ecogastronômico; Turismo Histórico & Cultural; Turismo de Compras & Artesanato e Turismo Pet Friendly. Os presentes gostaram e aprovaram.

LEITURA DA ATA 323: Fátima fez a leitura da ata, sendo aprovada por todos os presentes.

ACOMPANHAMENTO DA VERBA DO DADE:
Ana Luiza conduziu as informações sobre os recursos e suas aplicações, que serão apresentados mensalmente em todas as reuniões.

Verba de 2022 – A verba no valor de R$ 1.879.000,00 (1a Fase) de 2022 aprovada para o Parque da Pompeia, com a assinatura do convênio no final de novembro. O parque da cidade está em constante evolução. O orçamento total da obra será de R$ 2.969.620,12 e prevê o calçamento, deck, iluminação, sanitários, área pet, playground, cascata e lanchonete. Previsão de que, em 1 ano, a partir da assinatura do convênio, as obras sejam concluídas.
Verba de 2021 – Valor: R$ 2.970.175,07 para o Parque da Cidade: trilha, deck, lanchonete, píer iniciado em agosto de 2022 e estando os trabalhos da trilha ao lado da pista de skate sendo executados.
Verba de 2020 – Não houve liberação de recursos, devido à pandemia
Verba de 2019 – Teve alteração do objeto, que seria para melhoria de ruas no centro da cidade, tendo sido transferido para a finalização do Auditório, no valor de R$ 887.545,47. Com a finalidade de realizar o acabamento interno do Auditório/Centro de Eventos no Parque da Cidade tendo iniciado em 15/09/22 estando as obras em andamento.

Reforço da Ana Luiza de que no Comtur já foi estipulado que tudo o que tivesse que ser feito pudesse ser priorizado, dando prioridade para a continuidade e finalização dos projetos.

ACOMPANHAMENTO DA VERBA DO FUMTUR:

   ? 04 Vídeos Institucionais – Valor: R$17.000,00 – Compras & Artesanato, Histórico &
Cultural, Turismo Rural e Turismo Petfriendly – finalizados (apresentação dos vídeos
na assembleia).
  ? 100 fotos profissionais – Valor: R$ 5.000,00 – finalizado (a ser apresentado).
  ? Festival Ecogastronômico & Temporada da Aventura & Clube de Vantagens – Verba: R$17.000,00 (divulgação) + R$10.000,00 (criação e material gráfico) – realizado.
  ? Evento Abeta Summit – Valor: R$10.000,00 – estande c/ 6m2; anúncio na revista; talk-show 20 minutos sobre as novidades do segmento em Socorro. O que aconteceu e Feedback da nossa participação.
  ? Luzes de Natal – Valor: R$ 247.000,00 restantes de 2022 destinados ao evento (vide Ata 321).
  ? Encontro de Música e Arte do Conservatório – R$ 4.000,00 já realizado.

Oficinas Produção Associada ao Turismo – Valor: R$ 7.000,00 o início está atrelado à realização da consultoria do manual de identidade turística e as oficinas dependem deste outro trabalho. O valor, portanto, não foi aprovado para o ano de 2022.

NÚCLEOS DE TURISMO:

HOSPEDAGEM: foi pedido que o Arraiá voltasse para junho, isto foi falado com a cultura, que ficou de ver com as associações se seria viável a alteração da data. E, em função do Luzes de Natal, Ana Luiza disse não ter sido possível ter uma devolutiva a tempo.

AVENTURA: será falado sobre a participação do núcleo no Abeta Summit, na pauta da Comissão de Marketing, a seguir.

RURAL: Beto Mercadante falou sobre a Festa do Morango, de que irão conversar sobre a data definitiva em janeiro de 2023, pois estão vendo as tratativas da Festa do Milho, que acontecerá primeiro. Ana Luiza reforçou que a devolutiva deverá ser o quanto antes para que haja tempo hábil para a organização. E ressaltou a necessidade de solicitar a devolutiva em janeiro de 2023.

COMISSÕES DO TURISMO:

COMISSÃO DE MARKETING: Ana Luiza disse que a comissão se reuniu no dia 12 de dezembro, tendo sido discutidos os assuntos abaixo, além da validação final dos vídeos promocionais institucionais e tendo sido recebida a proposta de campanha publicitária do destino na EPTV Campinas.

FESTIVAL ECOGASTRONÔMICO: foram repassados aos presentes os relatórios finais das mídias digitais e da avaliação dos empresários participantes. Ana Luiza deu sua opinião como especialista no assunto, de que o trabalho foi ótimo e bem positivo.
Ana Paula destacou o ao alto investimento público realizado, sem nenhum retorno para a prefeitura e com muita reclamação e opinião negativa quanto ao Festival Ecogastronômico.
Ana Luiza reforçou a questão crítica de que o poder público não tem recursos humanos para tocar os trabalhos. E que, mesmo tendo limitações, tem feito e realizado muito pelo destino e pelos empresários, sendo que as empresas pouco tem colaborado nesse sentido.
Isabel ressaltou que Socorro está sempre e constantemente na mídia, mas que, infelizmente temos muitos trabalhos a serem resolvidos e precisamos ser realistas.

TEMPORADA DE AVENTURA E CLUBE DE VANTAGENS: segundo Ana Luiza o resultado foi pífio e teremos que rever a real necessidade de continuação. Hoje na reunião de marketing não estavam presentes representantes de alguns núcleos, como o de turismo rural, gastronomia e hospedagem e comenta: Como vamos saber as reais necessidades dos segmentos se não houver representação e participação?

XIX ABETA SUMMIT: o evento foi realizado de 30 de novembro a 03 de dezembro. Ronaldo, proprietário da empresa Ronaventura deu um feedback sobre a participação. Comentou que o nível de participação foi baixo, comparado a outros eventos, porém fez uma ressalva quanto à forte chuva que houve em São Paulo, no período e os jogos da Copa do Mundo. A participação foi interessante, porém sem muito retorno. Ronaldo apresentou as novidades do segmento da aventura em Socorro, fez alguns contatos e recebeu o comentário de algumas pessoas
interessadas, mas se queixou da organização do evento e de alguns contratempos ocorridos, como por exemplo, quanto ao tema de sua fala, que já estava certa e programada e que, na hora, precisou ser alterada. O balanço foi positivo, mas talvez não houvesse a necessidade de estarmos presentes com um estande próprio, poderíamos participar no estande da secretaria de turismo de estado. Ronaldo reforçou o trabalho árduo que envolve a participação em feiras e que acontece de forma voluntária, o fato de se deslocar de Socorro até São Paulo, no caso, deixar seus afazeres, levar material, estar lá durante todo o dia para o atendimento ao público, começar cedo e terminar tarde, os custos relativos ao deslocamento e permanência, para um resultado final de baixo retorno e visitação no estande. Agradeceu a participação e o trabalho conjunto de quem esteve na feira, como o Oliveira, a Fátima Fongaro, pela secretaria de turismo por 2 dias e a Natália Claro, pela Astur, por 1 dia. Fátima fez questão de reforçar que participar de feiras como estas são importantes para reafirmar a posição do destino como referência no segmento, além de possibilitar networking com os profissionais mais importantes do segmento e ressaltou que além
das pessoas já citadas, participaram também por Socorro outros dois empresários, o Charles da Próximaventura e a Raquel da Mundaka Aventura, pelo programa SP ECOAVENTURA da secretaria de turismo e viagens do estado e o José Fernandes, pela Rede dos Sonhos, com um estande próprio. Charles comentou e reforçou sobre o fato delicado da pandemia, e de que a ABETA é uma organização que passa e passou por dificuldades como outras organizações. E, que inclusive, foi convidado, ele e sua banda, a tocarem na cerimônia de abertura do evento, voluntariamente.

Dando continuidade, Charles disse que o José Fernandes comentou com ele sobre ter sido cobrado pelo MTur – Ministério do Turismo para tocar um projeto internacional de acessibilidade, porém ficou muito chateado pelo fato de não ter como tocar isso, sendo que não há um departamento na cidade para este tema.

Ana Paula, secretária de turismo, frisou que nunca houve um departamento neste tema. E que agora, recentemente, foi criado um departamento de mobilidade urbana. Que a lei de acessibilidade é algo geral, para o destino, e não para o turismo, mas infelizmente muitas cidades não olham para isso nem no âmbito da cidade em si, quem dirá olham para a acessibilidade no turismo. E levantou um questionamento: Como estão as atividades de aventura, estão acessíveis? Todos os empresários tem levantado essa bandeira e desenvolvido seus negócios para serem acessíveis? Precisamos andar juntos neste sentido e olhar como um todo, a responsabilidade e o papel individual de cada um e não só o poder público.

Isabel, presidente da Associação Comercial disse que mesmo não tendo antigamente um departamento para isso, a questão da acessibilidade andava muito mais do que hoje.

COMISSÃO 2 RODAS: Ana Luiza disse que estão sendo criadas as rotas para motociclista e ciclista. Beto pediu a palavra e falou que no bairro dos Nogueiras está tendo muita circulação de ciclistas e sugeriu que possa ser solicitado a inclusão do bairro como Caminho Turístico, ao poder vir a fazer parte das rotas que serão criadas. Fátima pediu a palavra e comentou que também há uma grande circulação de ciclistas no bairro dos Moraes e no do Moquém fazendo jus ao pleito de Caminho Turístico, além do quesito beleza cênica e paisagística do trajeto, avaliando que, todos os bairros rurais da cidade têm potencial para serem considerados “Caminhos Turísticos”.

Ana Luiza informou as rotas já aprovadas: Pedra Bela Vista, Rio do Peixe, Pico da Cascavel e City Tour Socorro.

COMISSÃO DESTINO PETFRIENDLY: Foi falado sobre o Evento Pet Friendly, comemorativo de 1 ano do projeto, em que teve a confirmação de 100 pessoas, porém 50 estiveram presentes. Natália comentou sobre a avaliação positiva dos que estiveram presentes, pois aproveitaram bastante. Beto aproveitou o tema e falou sobre o Jantar Medieval que será realizado na cidade e que se diz petfriendly, mas que restringe o acesso a determinadas raças, como o pastor alemão, o rotvailler, o mastin, etc. Ana Luiza disse que o fato de restringir determinadas raças não desconfigura um local de ser pet friendly, isso é apenas um posicionamento de quem está oferecendo o serviço e isso está dentro da lei. Esta posição muitas vezes é adotada com o objetivo de garantir a segurança do evento e dos usuários. E finalizou elogiando a Natalia e à Simone, da equipe da Astur pelo evento.

COMISSÃO DA LEI GERAL: Ana Luiza posicionou sobre o status da Legislação, que ficou para ser aprovada na Câmara Municipal em janeiro de 2023 e que o sistema de voucher não sairá agora.

OFÍCIO RIO DO PEIXE: Ana Luiza informou que foi conseguido atender, temporariamente as solicitações feitas na última reunião do Comtur.

Charles colocou sua opinião de que, infelizmente, estamos regredindo nas ações, pois já haviam sido feitas visitas no local e detectado que foi uma obra mal feita. Havia sido decidido que seriam colocados mais balizadores, quando na verdade os que haviam foram retirados. Disse que esta é uma medida paliativa e que o que resolve é colocar placas e sinalização. A preocupação é a de que algo que é para ser temporário, muitas vezes acabe sendo permanente.
Ana Paula disse que esta é uma situação em que devemos trazer arquitetos e engenheiros para uma avaliação técnica e profissional para tocar isso. Levar isso via secretaria de turismo e via Comtur e ter a comissão somente para o acompanhamento dos trabalhos. Acácio falou sobre a opção que foi feita na época, de que foi a de menor risco, pois a situação do entorno é complicada. Patrícia disse que a resolução, nesse momento, é a opção de menor risco, dentro do que foi realizado.
Isabel falou que infelizmente não há fiscalização da empresa que vai realizar o serviço, esse  é o maior problema. Um exemplo é o CCM que está atualmente fechado, pois deu uma falha no  telhado, de responsabilidade da própria empresa que realizou o serviço e agora está com  vazamento. E mencionou a dificuldade das licitações, em que as obras e contratações são  geralmente licitadas pela opção do menor preço. E, desta forma, a qualidade dos serviços fica  prejudicada.
Ana Paula comentou que o ideal seria se nós pudéssemos ter os projetos já prontos e  escritos, com um parecer técnico, antes da abertura das licitações. Dessa forma auxiliaria bastante  nas especificações e solicitações técnicas. Entretanto, uma luz para daqui pra frente é a nova lei  das licitações que está para entrar em vigor. Já quanto aos recursos do DADE temos uma  condicionante que é a de que os projetos devem passar pelo Comtur primeiro, para avaliação e  aprovação.
Charles disse que o Acácio foi lá em Campinas ver no DER a questão do recuo para o  estacionamento dos ônibus e que isto ainda não foi resolvido, não há um local apropriado para  isso. E comentou que hoje há um total de 7 empresas operando rafting em Socorro, no Rio do Peixe. Já Patrícia observou que, além de tudo, as saídas de todas estas 7 operadoras acontecem  no mesmo horário, o que sobrecarrega o movimento na estrada, gerando ainda mais riscos.
Daniel, da Pedra da Bela Vista, fez um questionamento sobre os fiscais em Socorro e se,  considerando que fosse delimitado um local específico para o estacionamento dos ônibus, se haveriam pessoas para fiscalizá-los. E sugeriu que possa ser verificada a possibilidade da Astur  contratar algum fiscal para poder orientar os empresários. Ana Luiza informou que no total são 10  fiscais da prefeitura, para atuar em toda a cidade. Ronaldo complementou falando sobre a  necessidade de termos 2 ou 3 pessoas que possam ser treinadas tecnicamente em diversas  modalidades de aventura para poderem atuar como fiscais.
Rosane, do Sitio Serravita questionou sobre o funcionamento e o procedimento de  segurança quanto às pessoas que vem com equipamento próprio para fazer vôo livre, pois ela  desejava entender primeiro, para depois poder dar uma sugestão, diante dos inúmeros acidentes  que já ocorreram no sitio dela e que eles tiveram que socorrer. Ronaldo deu uma devolutiva de  que há 2 questões, o fato de que as pessoas obtém a carteira profissional de vôo de forma não tão  oficial e o fato de não haver fiscalização também. E ressaltou que o procedimento nesses casos é  ir à delegacia e fazer uma queixa. 

COMISSÃO SOCORRO 2029 – Ana Luiza disse que esta comissão não se reuniu ultimamente e informou sobre o interesse da cidade em criar um selo de “município sustentável”, já falado com  a secretaria de turismo e com a secretaria de meio ambiente.

– Lígia informou que poucas reuniões realmente aconteceram em 2022 e disse que a ação  “Rua Viva” foi realizada, algo que envolve bastante trabalho e falou que será possível se reunirem para falar sobre este selo. Informou, ainda, que o próximo evento do Rua Viva está para acontecer  em março de 2023. E perguntou sobre a recém contratação da Alexia.  

INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE TURISMO: 

Ana Paula mencionou que a Alexia foi contratada para cuidar do programa Cidades  Sustentáveis. E continuou dizendo que a vinda dela, como secretária de turismo foi inicialmente  para tocar o andamento e desenvolvimento da secretaria e do CAIS – Centro de Apoio à Inovação  e Sustentabilidade e que também foi contratada uma consultoria, a do Heber, para apresentar 6  projetos que envolvessem o turismo e a inovação. E que o fato de não termos universidades e  escolas técnicas em Socorro prejudica um pouco a cidade na atração e condução da inovação.  

Falou sobre o Programa InovaJuntos, conquistado pela secretaria de turismo, tendo sido o maior destaque Socorro ter sido selecionada e estar entre os 20 destinos entre mais de 5 mil  municípios brasileiros. Apresentou um resumo geral do programa e da Missão de Cooperação  Internacional, que envolveu reuniões semanais, visitas in loco, visitas internacionais, análises de  SWOT de todos os destinos visitados e, ao final, assinatura de termos de cooperação. Em maio  houve uma primeira viagem da missão, à Brasília e à Santarém no Pará no mês de maio e outra  agora em novembro, à Portugal, percorrendo diversas localidades, em que estiveram presentes  ela e a Fátima, pela secretaria de turismo.

Guimarães, um dos municípios portugueses com quem Socorro firmou um termo de  cooperação internacional no âmbito de um serviço digital catalizador de eventos, e outro sistema  que estuda o perfil do visitante/consumidor.  

Ana Paula falou que o Programa InovaJuntos vai até o final de 2023 e que eles estão  solicitando uma prorrogação do prazo, para até 2024, em função do primeiro ano ter sido durante  a pandemia. Disse, ainda que estamos concorrendo a um prêmio “Cidades Empreendedoras”. E  sobre o CAIS posicionou que está sendo definida a melhor forma para cria-lo, que será em um  formato de autarquia. Comentou que a USP- Universidade de São Paulo também está conosco com  todo o seu quadro de profissionais de doutores e mestres para atuar em diversos projetos. E citou  as cidades do Estado de SP participantes do Programa InovaJuntos: Águas da Prata, Igarapava,  Tarumã e Socorro. Ana Luiza parabenizou a equipe da secretaria de turismo pelos trabalhos, Ana  Paula e Fátima. 

Lígia comentou sobre a necessidade e intenção de realizar mapas e indicadores sobre o  destino para o desenvolvimento dos projetos. E Fátima ressaltou que muitos indicadores sociais,  econômicos, ambientais e institucionais que já estão disponíveis na plataforma a que temos  acesso, dentro do Programa InovaJuntos, pela CNM – Confederação Nacional de Municípios, como  é o caso da mandala, que mostra um panorama com vários dados e outros índices também. 

Ana Luiza fez uma ressalva, quanto ao motivo que a fez vir residir em Socorro, depois de  ter ido morar fora do país, que foi o fato de ser uma cidade boa e aberta para a participação e  atuação conjunta, entre poder público e iniciativa privada. Ana Paula finalizou dizendo que a  cidade de Santa Tereza, no Espírito Santo será uma próxima cidade que vaise candidatar a ser uma  Cittaslow e que Andradas, em Minas Gerais será outro destino que tentará o pleito. Santa Tereza  é uma cidade de imigração italiana e Andrada, uma cidade que tem características bem similares  à de Socorro, quanto ao ecoturismo e potencial para o turismo de aventura. 

 PALAVRA LIVRE 

Ana Luiza deu uma posição sobre o cancelamento do encontro dos Comturs, que  aconteceria em Presidente Epitácio – SP, mas que foi cancelado. Em que o Comtur de Socorro  havia sido convidado para apresentar o modelo de atuação e governança neste encontro. Será  verificada a possibilidade de nova data para a realização do evento. 

Daniel ressaltou o fato de que Socorro precisa crescer ordenadamente, para que possamos  crescer de forma contínua, ao invés de crescermos para todos os lados e corrermos o risco de  virmos a afundar. E pontuou: 

1- Quanto ao Comtur: de que possamos ter empresas que dêem conta dos projetos 2- Dificuldade das Empresas: de que falta de mão de obra e investimentos em educação na cidade 

Isabel disse que já foi pedido ao Deputado Barros Munhoz este apoio, mas que não foi pra  frente e falou que na educação de base a gente esbarra, pelo fato de que parte do ensino é de  esfera estadual. Isabel continuou dizendo que essa questão da educação já vem sendo trabalhada há muito tempo, mas que é bem difícil. E quanto à dificuldade com mão de obra citou que nunca teve problema com rotatividade de mão de obra. Mas que mão de obra para serviços mais braçais  há dificuldade sim. 

Fátima ressaltou que em Socorro o ensino municipal vai somente até o 5º ano do ensino  fundamental. E que sim, Socorro precisa investir mais em educação, em todos os níveis, a nível do  ensino municipal, estadual, técnico, graduação e pós graduação, pois a sustentabilidade do destino  passa, prioritariamente, por uma boa educação, para se ter pessoas qualificadas, formadas, bem  remuneradas e também para que seja possível pensarmos em inovação. De todas as cidades  visitadas em Portugal pelo Programa InovaJuntos, cada uma com o seu “case” de sucesso, todas  elas têm como pilar e como base o investimento em educação, ciência e tecnologia. O futuro e o  desenvolvimento que queremos e precisamos passa, essencialmente, por uma boa educação. 

Ana Luiza falou sobre as práticas que adota em sua pousada/empreendimento que é a de  oferecer capacitação, proporcionar um ambiente de trabalho organizado, com processos definidos, com contratação com registro em carteira e boa remuneração. O que faz com que, dessa  forma, não tenha problema de alta rotatividade de funcionários. Charles falou sobre as palestras  que fez sobre o turismo de aventura no Colégio Maria Odette, com alunos entre 14 e 16 anos, que  foram bem difíceis. Já no Colégio Narciso, a situação foi diferente, pois eles pelo PEI – Programa  de Ensino Integral elegeram o turismo para ser trabalhado. E depois foi dada uma palestra aos  guardinhas municipais. E informou que a Escola Estadual Craveiro também terá o formato PEI em  2023.  

Isabel comentou que o projeto das startups também é algo muito bom e que está sendo  realizado desde 2021. Ana Paula ressaltou que o primeiro projeto da maratona de startups teve recurso privado captado, encabeçado pelo turismo. E que o foco é possibilitar que os jovens sejam  empreendedores não só para abrirem um negócio, mas para serem empreendedores aonde quer  que venham a atuar. Luka comentou que o COMPUC teve um aumento da verba para 2023. E que,  devido à alta pontuação da educação básica dentro do diagnóstico do Inova Juntos, fizeram uma  ponte com a educação para introduzir a cultura na educação.  

Aviso sobre a próxima reunião: que será em 23/jan/23 e agradecimentos ao envolvimento de  todos.

Eu, Maria de Fátima Fongaro, secretária do COMTUR redijo e assino a presente ata  junto à Ana Luiza Valeriani Russo, presidente do COMTUR.

 

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