Ata 322
10/10/ 2022
Reunião mensal do Conselho Municipal de Turismo de Socorro – SP, COMTUR
1) ATA 321 de Set/22: A reunião foi iniciada, tendo sido feita a leitura e aprovação da ata da reunião anterior.
2) Oficio ao Ministério Público: a pedido do Tiago Sartori, secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, de que as entidades reforçassem o pedido ao Ministério Público solicitando medidas em relação à poluição do Rio do Peixe ficou confirmado que o
COMTUR fará e enviará um ofício.
Charles comentou que o Zé Eduardo achou estranho o fato da polícia de Minas Gerais ter mudado de postura, e agora estar questionando sobre a situação da poluição dentro da própria cidade, em Socorro, sendo que antes ela somente comentava a respeito da poluição que vinha de Minas para Socorro. Ana Luiza disse que o que puder ser feito para policiar e controlar a poluição do rio dentro cidade, melhor será.
3) Indicações ao COMDEF e COMTUR: substituição do membro suplente do COMDEF no COMTUR: Beatriz de Almeida Cecconello no lugar de Maria de Fátima de Camargo Fongaro; indicação dos representantes do COMTUR no COMUPC: Natália Bandeira Cezar Claro, como titular e sua suplente, Simone Cristina de Lima.
4) Informes da Secretaria de Turismo: foi feita a inscrição, pela quarta vez, ao prêmio Top Destinos Turísticos, concorrendo em 3 categorias: turismo de aventura, turismo rural e turismo social. Votação aberta ao público, via login pelo facebook. A premiação está prevista para o dia 07 de dezembro, no Memorial da América Latina em São Paulo. Ronaldo questionou sobre o fato da votação ser somente via facebook. Fátima explicou
que essa definição compete aos organizadores do prêmio, SKALL Internacional e ADVB.
? Festival Eco gastronômico: os cartazes impressos foram distribuídos amplamente em diversos atrativos e pontos públicos e privados da cidade e outros foram entregues aos empresários presentes. A assessoria de imprensa contratada para o festival fez um ótimo trabalho, reverteu inúmeras veiculações na mídia e o relatório final foi apresentado. Quanto ao trabalho das mídias digitais foi apresentado um relatório parcial e o relatório final será apresentado ao término do festival. A cidade recebeu o primeiro grupo de influenciadores digitais, no último final de semana, recebidos pela Fátima e pela Natália, no Mirante do Cristo e visitaram diversos empreendimentos;
? Prosa Rural: foi anunciado que será realizado um evento, voltado aos empresários rurais da cidade, junto ao Senar, Sebrae, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria de Turismo, previsto para o dia 11 de novembro, em local a confirmar.
? Visita Técnica: foram recebidos alunos do curso de graduação de turismo, da universidade PUC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com o objetivo de conhecer as boas práticas ligadas à sinalização, à sustentabilidade, acessibilidade e gestão pública do turismo de Socorro. Os alunos visitaram diversas localidades e tiveram a recepção de Fátima Fongaro, que apresentou os projetos da cidade, os horizontes do profissional bacharel em turismo e entregou material promocional;
? Projeto InovaJuntos: trata-se de um projeto de compartilhamento de boas práticas da gestão pública, em que Socorro foi selecionada e hoje faz parte dentre 20 municípios brasileiros e 12 portugueses, pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios, em parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal e Cofinanciamento da União Europeia. Virão 2 técnicas da CNM à Socorro para a realização de um Diagnóstico Vocacional Participativo, com diversos atores e agentes públicos, privados, terceiro setor e sociedade civil organizada, entre 31 de outubro e 04 de novembro. Será uma agenda intensa, de uma semana de entrevistas, reuniões e visitas a campo.
? XIX Abeta Summit: foi reforçada a participação de Socorro, por meio do núcleo de aventura, no evento, que será de 30 de novembro a 03 de dezembro na OCA, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo e a necessidade de organizar alguns assuntos relativos à participação: quem irá no evento; anúncio na revista; decoração do estande e talk show, apresentação de Socorro, com duração de 20 minutos, no dia 03/dez. Este assunto já foi discutido na reunião da comissão de marketing;
? Curso de Aceleração dos Comturs: Fátima falou sobre o curso, que será ministrado de forma online pela APRECESP junto à COOPTUR do Paraná, durante o mês de novembro. Serão 7 encontros, das 14 às 16h e poderão se inscrever 1 representante do poder público e 2 do Comtur. As cidades só poderão participar se houver os 2 membros do Comtur, obrigatoriamente. O curso é gratuito e há um compromisso quanto à participação, no ato da inscrição, em que, caso o inscrito não participe, o mesmo se comprometerá a arcar com um custo de R$ 300,00 pela ausência. Esta é uma forma de fazer com que os inscritos se comprometam de fato, pois em muitos outros cursos a pessoa se inscreveu, ocupou o lugar de outro destino e, acabou não participando. As inscrições vão de 10 a 21/10/22.
? Certificação Cittaslow: Fátima mencionou que a cidade de Santa Teresa no Rio de Janeiro, que já havia tentado se certificar há anos atrás, mas não conseguiu, agora procurou Socorro para se candidatar, por sermos a cidade embaixadora da certificação no Brasil. Com isso teremos que trazer mais um município entre Minas Gerais e Rio de Janeiro para criarmos a rota das Cittaslow no Brasil. Feito isto será montado o comitê brasileiro.
5) Reuniões dos Núcleos:
Hospedagem- Regiane foi nomeada como titular do núcleo de hospedagem, no lugar do Raphael. O suplente será definido em breve.
Compras- como o atual representante não tinha tempo para participar das reuniões, ele preferiu renunciar e foi então nomeada a Luka para substitui-lo. Permanece no aguardo a confirmação de alguém como suplente, já tendo sido feito o convite. Natalia da ASTUR fez uma ressalva quanto à importância da participação dos empresários e, principalmente dos representantes dos núcleos em todas as reuniões. Já Ana Luiza reforçou a boa participação, com 3 (três) de 4 (quatro) núcleos presentes e representados hoje, 10 de outubro, na reunião da comissão de marketing. E comentou que, muitos não participam das decisões, mas acabam reclamando, sendo que por vezes não há tempo para participar, mas há tempo para reclamar.
Gastronomia- sobre o Festival Eco gastronômico foi apresentado o relatório final da assessoria de imprensa e informado que quanto ao trabalho do marketing digital já foi apresentado na reunião de marketing o relatório parcial e será entregue o relatório final ao término do festival, como contratado.
Ana Luiza reforçou a importância da participação e divulgação do festival pelos empresários, os maiores interessados. A Secretaria de Turismo, a ASTUR e o COMTUR vem fazendo o seu papel e o seu trabalho, cada um dentro do possível que lhe compete, o COMTUR liberando recursos, mas o atendimento aos clientes/turistas, o papel e o esforço dos empresários quanto ao festival está muito aquém do esperado e almejado.
Aventura- da mesma forma como comentado no Festival Eco Gastronômico, tem se dado os comentários sobre a Temporada de Aventura, os funcionários não estão oferecendo os cartões de consumo, os cupons estão sendo mal preenchidos, e infelizmente não está tendo o devido compromisso assumido. A ASTUR gravou vídeos explicativos mostrando como fazer e divulgou bastante a temporada. Ana Luiza frisou que tudo isso foi fruto e resultado da solicitação dos núcleos e que foi feito em conjunto, por demanda dos empresários, porém não está tendo a devida participação que deveria.
Candinho comentou sobre o festival gastronômico de Bueno Brandão, que é feito em poucos dias, mas que recebe um número muito grande de pessoas, com ótima participação.
Charles falou da dificuldade de atendimento de sua nova funcionária e do espaço/campo destinado às anotações ser muito pequeno.
Marketing- foi informado de que as alterações no site, na página destinada ao turista, já estão no ar e de que a nova prestadora de serviços, responsável pelas mídias sociais da ASTUR já foi contratada e cuidará também do site e de todas as mídias sociais “Socorro – SP”
? Fotos e vídeos institucionais: o trabalho está em andamento e tem previsão de término em 15 de novembro;
? Curso para apresentação de projetos: a Astur está realizando um curso para, ao final dele, ser apresentado um projeto que terá a possibilidade de receber recursos para colocá-lo em prática;
? Evento comemorativo Pet Friendly: Será realizado um evento para comemorar o aniversário de 1 ano do projeto Socorro Destino Pet Friendly, que acontecerá no dia 21 de novembro, das 18h30 às 20h30 no Auditório Municipal da Prefeitura; Foi feito um balanço do projeto e colocado que este evento servirá também para ampliar a divulgação do projeto, trazer novas informações do mercado e permitir que novos empresários se capacitem e se favoreçam ao estarem preparados para receber este público; Haverá uma rodada de negócios, palestra e uma formatura pet; Acerca da vigilância sanitária, foi dito que foram recebidas queixas de que há empreendimentos que se dizem pets, mas não são de fato. Será feito um ofício do Comtur reforçando o pedido para que sejam feitas as visitas aos locais que obtiveram o selo, pois afinal, o selo é algo do município;
Lei Geral: Foi dado um parecer sobre o andamento do processo da Lei Geral do Turismo, de que foi para análise do jurídico da prefeitura, seguiu para validação e assinatura do prefeito, para depois ser enviada ao legislativo/câmara. Foi solicitado o apoio do vereador do turismo, Tiago Faria, para encaminhá-la, de maneira com que isso se resolva já em novembro.
CONDEMA: Foi informado que o ofício ao Ministério Público sobre a poluição do Rio do Peixe já foi apresentado
Recapeamento do Rio do Peixe: Ana Luiza apresentou o andamento dos trabalhos, dizendo que foi feita a reunião com o DER – Departamento de Estradas e Rodagem e as solicitações foram liberadas. O vice-prefeito Henrique esteve no Rio do Peixe e também consentiu as modificações. E também houve uma reunião com a Asernet e foi autorizado afastar o poste no local, para o estacionamento dos ônibus, ficaram de realizar o serviço entre o dia de hoje, até a próxima quinta-feira e, em seguida, a prefeitura irá cascalhar o local. O único local que não foi possível realizar alterações, foi em frente à Cachoeira Central, devido à falta de espaço físico. Tiago Faria comentou a respeito e disse que a alegação é a de não há espaço físico para tal alteração, e não por ser uma área de preservação permanente – APP. Charles disse que viu uma Ranger subindo no deck das cachoeira esses dias e enviou o registro fotográfico no grupo.
2 Rodas- Ana Luiza informou que a assessoria de imprensa contratada, que recebeu R$3.000,00 por mês, mal realizou o que deveria ter feito e ainda disse que a comissão não fez nada, sendo que nada foi passado ou pedido à comissão para ser feito. Ressaltou que a secretária de turismo Ana Paula não foi informada sobre essa contratação. A empresa FA Web Marketing, portanto, difamou a comissão, formada pelo vice-prefeito e demais membros. Luciano está atualmente trabalhando como consultor. Diante disso Ana Luiza colocou em votação o aceite para o COMTUR escrever um ofício manifestando repúdio à empresa FA Web Marketing e ao Luciano.
Tiago Faria perguntou se essa comissão ainda existe, pediu que fosse inserido nela e comentou da importância do Cartãozinho Coachman proprietário do Centro Cultural Movimento – CCM estar no COMTUR também participando dela.
Paulo, proprietário do restaurante D´Napoli comentou que o Cartãozinho faz e realiza muito mais para o 2 Rodas e sem ganhar nada, sozinho, em comparação à atuação do Luciano.
Tiago Faria falou sobre um evento comemorativo de um ano de aniversário do CCM que será realizado no dia 11 de novembro e perguntou a todos se estavam sabendo a respeito.
Charles disse que o Carlãozinho trouxe ao COMTUR o calendário de eventos do CCM, mas que na ocasião não foi dada a devida atenção. E disse não concordar com essa votação, pois isto deveria ser visto e levado, primeiro, na comissão do 2 Rodas. Ana Luiza disse que o prefeito falou que a Ana Paula secretária de turismo é quem decide, que a palavra final é dela. E a decisão dela é a de não manter o Luciano e a agência de marketing. Diante disso, Ana Luiza disse que, como presidente do COMTUR, ela apoia este ofício e está somente esclarecendo e pedindo apoio. Com exceção do Charles todos apoiaram.
Ana Luiza e Tiago Faria falarão pessoalmente sobre o assunto com o Carlãozinho e com o Tavinho e trarão essa comissão de volta para ser reativada.
Animais Abandonados: Ana Luiza disse ter aumentado o número de animais em situação de rua. De acordo com a Lei Federal é determinado que o Meio Ambiente seja responsável, porém eles alegam que o canil está lotado. Segundo Ana Luiza o Bovi sugeriu que seja destinado parte do valor para obtenção do selo PetFriendly para ser revertido para a castração, para o canil e outras necessidades. Foi então consultado o apoio dos presentes e recebido de acordo.
Regiane comentou sobre a feira de adoção de animais séria, em que é preenchida uma ficha completa dos interessados, é estipulado um período de adaptação com o animal, para só então, poderem de fato, adotá-lo. E que essa dificuldade não é só de Socorro, mas de outras cidades também, como São Paulo, Jundiai e outras.
Charles disse que no Jardim Santa Cruz houve uma reunião do CONISCA e que no bairro Terá um local apropriado para atendimento aos animais, mas não em situações de rua .
Sebrae- MG: Fez um convite ao COMTUR, via secretaria de turismo, para que pudesse apresentar o case do conselho, de 18 a 20 de outubro, em Pirinópolis – GO. Na ocasião, Ana Luiza fará uma palestra e participará de uma visita técnica na cidade. A viagem será custeada por eles.
Palavra livre:
? Candinho que antes, em todo dia 15 de agosto era realizado um evento ciclístico que atraía visitantes de várias cidades para Socorro;
? Ronaldo perguntou sobre o status do mini guia “Descubra Socorro”, Fátima informou que o material estava na gráfica, aguardando impressão de um exemplar de prova, antes da impressão total do material. E reforçou que o envio das informações sobre os descontos e benefícios dos empresários aos socorrenses, acontece de forma paralela à impressão do material, pois os dados devem ser enviados à ASTUR e no material constará um QRCODE, onde remeterá à pagina do projeto, com a relação dos descontos.
- Charles falou a respeito da sinalização da ciclovia, que precisava ser feita e comentou sobre o Programa SP Eco Aventura, da Setur-SP em que 900 empresas participaram da seleção, 120 foram escolhidas e 112 assinaram o termo adesão, sendo apenas 3 empresas do Circuito das Águas: a Mundaka Aventura; a Próxima Aventura e o Monjolinho. A 2° Fase do programa irá acontecer no período de maio a 23 de novembro.
? Regiane fez um lembrete sobre a corrida de aventura;
? Tiago Faria fez um elogio ao Festival Eco gastronômico, a partir de sua visão como turista de que os “pratos estão muito bons”;
? Luka adicionou um comentário de que no evento Cittaslow Sunday poderia ter havido uma demonstração dos pratos do Festival Eco Gastronômico.
Com isso a reunião foi encerrada.
Sem mais nada a declarar eu, Maria de Fátima de Camargo Fongaro redijo e assino a presente ata junto à Ana Luiza Valeriani Russo, Presidente do COMTUR.