ATA 213 – Ao oitavo dia do mês de Julho de 2013, às 19h, realizou-se a Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Turismo, COMTUR, na sala dos Conselhos Municipais no Centro Administrativo Municipal. Sr. José Fernandes Franco fez a abertura da reunião e Sra. Elisabeth Pares fez a reflexão da noite com o texto: “Fizemos a Nossa Parte”. Após, Elizandra seguiu com a Leitura da Ata 212 que fora aprovada pelos presentes. Como terceiro assunto, tratou-se dos assuntos da Secretaria e Elizandra apresentou os ofícios enviados, sendo eles: Oficio 19/2013 – Solicitação de Liberação de Verba para ExpoMalhas no valor de R$2.000,00 ao Sr. Prefeito Municipal; Oficio 20/2013- Manifestação da Importância do Natal Luz à Câmara de Vereadores; Declaração do COMTUR ao Sr. Eder Sambo que realizou as 300h do Curso “Selo Amigo do Turista”. Como ofício recebido pelo Conselho foi apresentado um único do Núcleo de Turismo Aventura informando sobre mais um representante nas reuniões do COMTUR. Elizandra informou, para conhecimento dos presentes que o evento Moto Cross foi adiado para os dias 29 e 30 de Junho, no Parque Vale das Pedras. Seguindo, Elizandra informou que Sr. Alberto Cardoso, tesoureiro e representante do segmento de malharias não pode comparecer a esta reunião por motivos de saúde, sendo assim, apresentou o Saldo da conta corrente do COMTUR que até o momento encontra-se em R$ 6.995,36, com inadimplência de R$ 2.008,40. Informou também que fora realizado o pagamento da participação de Socorro no Salão SP de Turismo no valor de R$ 4.704,00. Seguindo Sr. José Fernandes informou aos presentes a atual situação da ação da Decoração do Natal, comunicando que estão aguardando a votação na Câmara Municipal da liberação do R$ 280mil reais. Em seguida, comentou sobre os próximos passos e que foi eleita uma Comissão do Natal que se reunirá no próximo dia 13 de junho, quinta-feira, às 18h na sala da ACE para iniciar os trabalhos. Seguindo com o sexto assunto desta reunião, fora falado sobre a Festa de Agosto e Elizandra, na ausência do Sr. Cardoso apresentou as principais proposta, dentre elas, que acontecerá de 13 a 18 de Agosto com as barracas de comes e bebes na Praça da Matriz, as barracas de produtos ficarão na Rua Marechal Deodoro e Floriano Peixoto e na Praça do Fórum acontecerá a Festa do Morango. Maiores informações serão trazidas na próxima reunião do COMTUR. Seguindo, sugeriu-se que o grupo registrasse a devolutiva dos eventos: Visita da EMBRATUR, Expo Malhas e Corrida 10Km. Do primeiro, Sr. José Fernandes informou que foi extremamente positiva a vista, que os jornalistas europeus ficaram encantados com a receptividade de Socorro e demais atrativos. Sr. José Fernandes teve um feedback de um dos Jornalista que disse “que em Socorro se faz muito mais que algumas cidades da Europa” e como próximos passos, a EMBRATUR quer investir em estandes do Brasil em feiras internacionais. Aproveitou para completar que está cobrando a nova administração pública quanto a fiscalização dos empreendimentos para a aplicação da Acessibilidade. No segundo evento, Expo Malhas, na ausência do Cardoso, Sr. Jesse Zerlim apresentou um balanço sobre o evento dizendo que durante os dias sugeridos houve realmente um movimento maior que o tradicional neste período, que a Feira de Malhas reclamou sobre as condições do Evento e muitas atrações foram canceladas e percebeu que as reclamações eram mais internas do que do turista. Houveram alguns problemas de logística de estacionamento, segundo Sr. Candinho, mas foi bem interessante para o segmento. No terceiro evento, sabe-se que aconteceu tudo em ordem e os organizadores tiveram sua meta alcançada. Infelizmente não estava presente ninguém da organização para tecer comentários mais específicos sobre seu resultado. Seguindo, passou-se a falar sobre as ações do Departamento de Turismo, já que não haviam representantes, Sr. José Fernandes informou que Srta. Deise Formagio foi promovida a Chefe da Divisão de Turismo de Socorro e acredita que ganhamos muito com essa escolha por conhecer os procedimentos, por já dedicar um tempo no departamento, mas isso implica na perda de seus trabalhos prestados a Secretaria do COMTUR. Sr. José Fernandes se comprometeu em falar com Sr. Dr. André, prefeito municipal para alinhar essa necessidade e a necessidade de reativar o departamento da pessoa com deficiência. Sr. José Fernandes também informou aos presentes que fizeram uma reunião com o Sr. José Luis da Rizzatour de Jundiaí – agencia receptiva para viabilizar a reativação dos dois portais da cidade e que a conversa foi muito agradável, aguardando somente a execução dos próximos passos definidos nesta reunião. Como nono assunto, Sra. Silvana Pereira da Banca de Noticias- Assessoria de Imprensa, comentou sobre sua produtividade no ultimo mês com 13 matérias veiculadas nos assuntos: Festival Gastronômico Sabores da Roça, Festa da Marechal, Expo Malhas e Visita da EMBRATUR. Comentou que trabalhou os feriados nas cidades de Ribeirão Preto e Rio Claro que tiveram feriados no ultimo mês e que para Junho fará releases para: Porto Ferreira, Águas de São Pedro e Sumaré. O Foco para esse mês serão as férias, os feriados de agosto e o Rodeio. Também comentou sobre os Press Trips que estão sendo realizados em Socorro e dos contatos com a Alpha Magazine e TV Fish. Valderez solicitou que Silvana verifique na EPTV- Campinas porque não informa sobre as atividades e atrativos de Socorro quando fala do Circuito das Águas e Silvana se comprometeu em analisar. Seguindo, passou-se a palavra à Sra. Elsa Farias, presidente do COMUC que informou que realizaram a reunião de alinhamento de estratégias com o prefeito Municipal cujo resultado foi satisfatório. Estão empenhados no Projeto de Decoração de Natal e estão aguardando as finalizações do Festival Cultural de Inverno. Seguindo, Sr. Tiago de Faria, chefe da Divisão de Cultura informou sobre os resultados positivos da Peça Teatral Via PROAC. Informou também que na Estação Socorro são veiculados filmes para as crianças do ensino municipal e que até a semana que vem já estará pronta a programação do Festival Cultural de Inverno: 03 teatros de rua, várias manifestações culturais, oficinas e exposição. As atrações terão inicio a partir do dia 19 de julho com mais de 37 atrações. Continuando, Sr. Luis Antonio comentou sobre as ações do CONSEG alertando sobre a necessidade da emissão do Boletim de Ocorrência e que as três forças de segurança estão a disposição da população (guarda municipal, policia militar e policia civil). Sr. Alfred, presidente do COMDERS disse não ter nenhuma informação para citar exceto que não foram contatados ou solicitados para atuarem junto ao Evento Cavalo Mangalarga, que recebeu o suporte do Departamento de Turismo. Quanto a Imprensa Escrita, Maria Tereza informou que fará matérias especificas sobre as Igrejas Rurais e demais casarões e se desculpou quanto aos erros das ultimas publicações (Festival Gastronômico e Adventure Sports Fair). Elizandra aproveitou a palavra para comentar sobre a Mega Prêmios ACE 2013 que haverá sorteio da Promoção do Dia dos Namorados no próximo dia 26/06 e os ganhadores da Promoção do Dia das Mães foram dois turistas do Rio de Janeiro e São Paulo e um socorrense. Comentou também sobre o curso “Treinamento Modular” com Profº. Oliveira Rios nos dias 17 e 18 de junho. Finalizando as pautas, Sr. Dircineu de Lima comentou sobre o andamento dos clubes esportivos da cidade informando que o Clube XV está caminhando bem, o Clube União está sem dívidas e fará brevemente a inauguração do Bar da Piscina e que infelizmente não tem acesso ao Clube AAC (associação) para informar sobre seu andamento. Encerrados os assuntos, Sr. José Fernandes Franco agradeceu a presença de todos, confirmou a data da próxima reunião do conselho para dia 15 de julho, devido ao feriado prolongado, às 19h na Sala dos Conselhos Municipais. Esta ata foi redigida por Elizandra Bueno de Godoy- representante da Associação Comercial e Empresarial de Socorro, assinada por ela e pela diretoria presente.