Pular para o conteúdo

Ata 212

Ata 212

ATA 212 – Ao décimo dia do mês de Junho de 2013, ás 19hrs, realizou-se a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo, COMTUR, na sala dos Conselhos na Prefeitura Municipal da Estância de Socorro. Sra. Elisabeth Pares iniciou a reunião justificando a ausência do Sr. Jose Fernandes Franco, por estar acompanhando os jornalistas do Press Trips da EMBRATUR que ficarão de 13 a 16 de maio em Socorro. Assim, Sr. Alberto Cardoso fez a reflexão da noite fazendo a leitura do texto “ Lições de um barqueiro”. Seguindo, Elizandra fez a leitura da ata nº 211, aprovada por todos os presentes. Nos assuntos da secretaria, Elizandra apresentou os ofícios enviados: ao Conselho de Educação informando os dias das reuniões do COMTUR para organização e planejamento, à Câmara Municipal comunicando sobre a resposta positiva a alteração no Calendário de Eventos do Municipio, à ACE oficializando a entrega de dois convites para a Adventure Sports Fair ao Sr. Marcos, presidente da entidade e finalmente ao Sr. Felipe Picarelli quanto a resposta de apoio ao evento “Corrida 10km do Circuito das Águas”. Aproveitando que Felipe Picareli estava presente, decidiu-se por passar a palavra ao mesmo para apresentação do evento. Assim, Felipe esclareceu que conseguiu o alvará de realização do evento, com o apoio do Departamento de Esportes e por isso já incluiu o logotipo do COMTUR nos materiais. Aproveitou a palavra para explicar sobre percurso, apoios, participação e demais dúvidas que surgiram. Sra. Elisabeth Pares agradeceu pela ideia e pela iniciativa. Ainda como assunto de secretaria, Elizandra apresentou os ofícios recebidos no período desde a ultima reunião realizado no mês passado. Sendo assim, informou que recebeu um oficio do Conselho da Educação informando seus novos representantes no COMTUR – Sras. Viviane Cristina Casagrande Ribeiro e suplente Sra. Célia Maria Monti Viam Rocha. Recebido também o oficio recebido do Núcleo de Aventura solicitando boas vistas ao evento: “Santos Adventure” e por ultimo sobre o oficio do Núcleo de Malharia solicitando apoio de R$ 4mil reais para a Expo Malhas que acontecerá de 30/05 a 09/06 nas dependências da Feira de Malhas, Moda Loja de Fábricas e Horto Municipal. Sobre “Santos Adventure” os presentes decidiram que não se fará o investimento nesse ano, visando, conforme sugestões do Sr. Jose Fernandes, guardar energias e recursos para o Natal Luz. Quanto ao ultimo oficio de solicitação de verba para a Expo Malhas, após muito refletirem decidiram por apoiar em 50% do valor solicitado, o que totaliza R$ 2mil reais que serão destinados para a divulgação e criação da arte do evento. Houve algumas reivindicações em relação ao segmento de malharias (horário de funcionamento e preço dos produtos) além da participação e esforço nas ações de turismo, percebida em grande empenho, sendo praticada pela administração do Moda Loja de Fábricas, lembrado por Elizandra.  Para encerrar os assuntos de secretaria, Elizandra solicitou à pedido da Administração pública, um representante do COMTUR na comissão da Festa de Agosto que se reúne nessa próxima segunda, dia 20/05 ás 16h. Assim, Sr. Alberto Cardoso se prontificou em participar. Quanto aos assuntos de tesouraria, Sr. Alberto Cardoso informou que ainda estão com a verba de R$ 2.784,66 (dois mil setecentos e oitenta e quatro reais e sessenta e seis centavos) como recursos do FUMTUR que ainda não fora definido seu destino. Aproveitando, nesta reunião também não serão apresentados os dois projetos que poderiam receber esse recurso por não estarem prontos para a apresentação. No caixa da ACE, Sr. Alberto Cardoso informou que tem o valor de R$ 7.238,36 (sete mil duzentos e trinta e oito reais e trinta e seis centavos). Informou que efetuou o pagamento dos R$ 16mil reais destinados à Adventure Sports Fair e pediu desculpas, esclarecendo sobre o erro na impressão do mapa do Guia do turista patrocinado pelo Condomínio Sitio dos Ipês. Continuando a pauta da reunião, Sra. Elisabeth passou a palavra ao Sr. Tiago de Faria – Chefe da Divisão de Cultura que convidou a todos para a inauguração do Museu Municipal que acontecerá no dia 17 de Maio de 2013 às 20h. Neste mesmo dia também é comemorado, coincidentemente o Dia Nacional do Museu, comenta Tiago. Informou em seguida que terá uma reunião após a esta, com a artista Rosangela Politano para tratar de assuntos relacionados a projetos da cultura e Sra. Elisabeth, devido a esse encontro com Tiago aproveitou para justificar a ausência da Sra. Rosangela Politano que teria uma pauta nesta reunião para falar sobre seu Projeto “COR- AÇÃO”. Seguindo, Elsa Farias, presidente do COMUC informou que está aguardando uma reunião com o Sr. Dr. André Bozola para alinhar prioridades da cultura e para principalmente definir sobre os recursos financeiros do conselho. Elsa informou também que atuou como pirata na Adventure trazendo muitos resultados positivos à cidade. Também informou que está com um projeto de Literatura que visa espalhar suas obras (poemas) pela cidade. Luka aproveitou a oportunidade para comunicar aos presentes que o Espaço do Artesanato estará recebendo um departamento municipal (Departamento de Esportes) e que existe uma mesa grande que não terá mais espaço para acomodá-la no local, assim, pede o apoio ao Sr. Acácio para verificar a possibilidade de trazê-la para a sala dos conselhos. Elizandra aproveitou para lembrar ao Acácio sobre a transferência também do ar-condicionado que está sem instalar no espaço e Luka já disse que não é possível essa instalação devido a qualidade das paredes e telhados do mesmo. Encerrando, Tiago informou que no próximo dia 25 de maio (sábado) haverá um evento chamado de Rock Ativo na Praça 9 de Julho e pede o apoio do segmento de hospedagem tanto para divulgação desse evento como para a divulgação também do Festival de Inverno que já está sendo trabalhado pela divisão;  Seguindo, Sr. Acácio continuou comunicando sobre as ações do Departamento de Turismo. Comentou que a pesquisa do COMTUR será apresentada na próxima reunião, comentou sobre a visita técnica à cidade de Brotas, comentou obre a participação de Socorro na Adventure Sports Fairs 2013 e que Socorro estava representado em 04 estandes: próprio, secretaria, Campo e Parque dos Sonhos. Comentou sobre a participação de Socorro na AVESTUR juntamente com o Circuito das Aguas nos dias 17 e 18 de maio em Holambra. Comunicou sobre a visita dos estrangeiros da EMBRATUR que ficarão em Socorro de 13 a 16 de Maio de 2013. Comentou que a partir de quinta  estará em Brasília com o prefeito no Encontro Nacional de Turismo em comemoração aos 10 anos de MTUR. Comentou sobre a parceria do Circuito das Águas com a escola de idiomas JET INCORPORATION, que concedeu 04 bolsas de estudo para os departamentos de turismo. Acácio verificará como distribuirá essas bolsas. Falou sobre a proposta do TRICUSTON – etapa de Socorro que está agendada para acontecer entre os dias 29 a 30 de Agosto. Aproveitou e teceu elogios à organização do evento que aconteceu em Serra Negra a pouco tempo e que na sexta-feira dessa semana terão reunião. Acácio se pronunciou quanto a saída do Sr. Eder Sambo do Departamento de Turismo como uma decisão do prefeito e verificará como será feito daqui para frente e quem poderá substituir. Sra. Elisabeth, aproveitando o final do discurso do Sr. Acácio fez uma reivindicação quanto ao apoio e cortesias concedidas aos grupos de jornalistas entre outros. Solicitou clareza na divulgação das empresas que apóiam assim como gostaria de verificar as ações e matérias divulgadas. Sr Acácio prometeu olhar com atenção às suas reivindicações; Seguindo, Elizandra apresentou o e-mail do Sr. Fábio Simões solicitando apoio do COMTUR e Prefeitura para a realização do Campeonato de Moto Cross, previsto para acontecer de 01 a 02 de junho. Da mesma forma que decidido pela Corrida 10Km, os presentes também optaram por apoiar o evento mediante a aprovação da Prefeitura através da liberação do Alvará. Elizandra comunicará à Deise para encaminhar a resposta aos organizadores; Quanto a Comissão de Marketing, Alberto Cardoso passou a palavra para Sr. Silvana Pereira que apresentou as principais ações do projeto “Assessoria de Imprensa”. Informou que as próximas ações estarão focadas para o Dia dos namorados, Festival de Inverno, Expo Malhas, Festival Gastronômico Sabores da Roça e Inauguração do Museu. Informou também que recebeu jornalistas para PRess Trips do Correio Popular, TV Mackenzie entre outras; Seguindo, passou-se a palavra aos coordenadores dos Núcleos setoriais. Turismo Rural foi o primeiro a se pronunciar, através de sua coordenadora, Sra. Elisabeth Pares. Informou sobre o inicio do Festival Gastronômico “Sabores da Roça”, da realização do Jantar no dia 11/05 no Portal do Sol e no próximo sábado, dia 18 no Rancho Pompéia. Comentou sobre a possibilidade de realizar o 4º Encontro Paulista de Turismo Rural de Socorro da ABRATURSP em Socorro e apresentou o Guia das 17 regiões rurais do Estado incluindo Socorro como destino referencia do Circuito das Águas; Valderez Zuccon se pronunciou como coordenadora do Núcleo de Hospedagem solicitando o apoio e o incentivo de todos para  a assinatura do Abaixo assinado contra as empresas de telefonia e internet; Elizandra informou que o Núcleo Gastronômico receberá entre os dias 21 a 24 de maio a consultora do SEBRAE, Sra. Michele que visitará 24 empreendimentos. Elizandra também informou que teremos mais uma turma do PAS- Programa Alimento Seguro do Sebrae em Socorro e que serão 7 empresas atendidas; Quanto aos Conselhos o primeiro a se manifestar foi o CONSEG, através do Sr. Luis Antonio informando dos problemas de drogas que geram furtos de pequeno e médio porte. Valderez informou que no ultimo final de semana a pousada fora roubado novamente e fez um alerta aos presentes; Sr. Alfred, representante do COMDER informou que acabando a festa de agosto iniciará o planejamento para a Exposição Agropecuária que acontecerá em paralelo ao Rodeio do Ano que vem; Elizandra informou sobre os assuntos da ACE: dia 17/5 sorteio da promoção do Dia das Mães e inicio da promoção do Dia dos Namorados, além dos outros cursos e palestras pelo SEBRAE. Encerrados os assuntos, Sra. Elisabeth Pares agradeceu a presença de todos e informou que a próxima reunião do Conselho será dia 10 de Junho de 2013 às 19h na sala dos Conselhos Municipais. Esta ata foi redigida por Elizandra Bueno de Godoy – representante da Associação Comercial e Empresarial de Socorro, assinada por ela, pelo presidente do Conselho e pela vice- presidente que conduziu esta reunião.

Compartilhe:
Top