Ata 210 – Ao oitavo dia do mês de Abril de 2013, ás 19hrs, foi realizada a reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo, COMTUR, na sala dos Conselhos na Prefeitura Municipal da Estância de Socorro. A reunião se deu inicio com a leitura da reflexão realizada por Elsa Farias, representante do COMUC neste conselho. Em seguida, Sra. Elisabeth Frias Pares, fez a leitura da ata 209, sendo a mesma aprovada por unanimidade. Na pauta da secretaria, Elizandra informou os presentes que o conselho recebeu do Gabinete do Prefeito o oficio nº 080/2013 em referencia ao oficio encaminhado 06/13 do COMTUR com o assunto: Solicitação de inclusão na lei dos taxistas apresentando algumas considerações sobre tal. Assim, os presentes discutiram que embora o Taxímetro seja por lei exigência somente para as cidades com mais de 50mil habitantes, acredita-se que a mesma lei possa ser implantada em cidades menores desde que seja uma lei municipal. Assim Jose Fernandes solicitou ao Departamento do Turismo, representado por Eder que fiscalizasse o andamento dessa ação, importantíssima para o turismo do Município. Seguindo, Sr. Alberto Cardoso apresentou o relatório financeiro, informando que existem R$ 2801,00 aplicados no FUMTUR e R$ 5.784,56 mais R$ 199,22 como saldo da conta do COMTUR na ACE. Assim Sr. José Fernandes informou que a verba aplicada no FUMTUR deve ser utilizada o mais rápido possível. Sr. José Fernandes sugeriu que essa verba fosse destinada para formatação do espaço destinado ao Turismo na Feira de Malhas (baners, porta folhetos, totem, etc). Como uma segunda opção, Sr. Jose Fernandes sugeriu que o valor fosse investido em recursos e equipamentos para a Sala dos Conselhos – sala do escritório, mas João Gabriel lembrou que cabe a Prefeitura essa ação de estruturar os conselhos municipais. Assim, Eder supôs que essa verba fosse aplicada no material promocional que está sendo confeccionado pelo Núcleo de Hospedagem. Depois de muito se discutir sobre essas possibilidades, se sugeriu, para que a decisão não fosse tomada prematuramente, que na próxima reunião do COMTUR, dia 13 de maio, a diretoria apresente uma proposta sobre a revitalização do espaço do Turismo na Feira de Malhas, assim como o Núcleo de Hospedagem apresentar a proposta da Campanha Visual. Seguindo, Sr. José Fernandes apresentou a proposta encaminhada pelo Gabinete e apoiada pelo CONDERS, para a realização da 4ª etapa da Copa Brasileira do Cavalo Mangalarga Marchador entre os dias 14 a 16/06/13 no Centro de Exposição João Orlandi Pagliusi, sendo necessário o investimento do recurso financeiro de R$ 12mil reais. Dona Beth ainda informou que para este ano acontecerá aleatoriamente ao Rodeio, mas soube que a proposta é incorporar o evento a Feira Agropecuária que poderá acontecer em paralelo ao Rodeio. Assim, Sr. Jose Fernandes perguntou aos conselheiros presentes se alguém era contra a aprovação da verba e o apoio ao evento e ninguém se manifestou contrariamente. Como próxima pauta, Sr. Alberto Cardoso, representante do seguimento de malharias informou aos presentes que nos dias 29/05 a 09/06 (feriado de Corpus Christi) será realizado a Expo Malhas nas dependências da Feira de Malhas e Moda Loja de Fábricas. Cardoso informou que a estrutura da Exposição será com praça de alimentação e entretenimento, manifestações culturais e pequenos shows. Está verificando os recursos para viabilização do projeto através dos departamentos de Turismo, Cultura e Indústria e Comercio. Cardoso esclareceu após questionamento de Valderez que todos os estandes serão oferecidos para empresas de Socorro e João Gabriel parabenizou pela iniciativa. Continuando sobre o setor de Malharias, Cardoso informou que a 15 dias visitou a ABIT- Associação Brasileira da Industria Textil com o objetivo de buscar o reconhecimento de Socorro como pólo de produção, assim, está buscando o apoio da ACE, Feira de Malhas e Moda Loja de Fabricas para filiação à ABIT para reconquistar o espaço de Socorro nesse setor, buscar corsos e consultorias para as empresas. Seguindo, Sr. Eder Sambo apresentou a pauta das ações do Departamento de Turismo: 1º informou que foi oficializado o pedido dos cursos do PRONATEC junto ao Ministério do Turismo e que na ultima reunião em Brasília com MTUR recebeu a informação que os projetos Viaja + terceira Idade, Jovem e Trabalhador voltará em breve; 2º sobre o CADASTUR, Eder informou que as empresas do turismo devem se cadastras para o município receba verbas do MTUR. Jose Fernandes pediu ao Eder que solicite á Fiscalização a inclusão dessa exigência para emissão do alvará de funcionamento; 3º SBClass – Sistema Brasileiro de Classificação de Hotéis por estrelas que o governo implantará. Para essas duas ultimas ações, Eder comunicou que o Departamento de Turismo promoverá oficinas e palestras para conscientização do empresariado, assim como criará um mutirão pra auxiliá-los na implementação dos dois projetos nos estabelecimentos; 4º Informou que estão colaborando no desenvolvimento das ações para a Adventure Sports Fair que acontecerá de 01 a 05 de maio e terá a divulgação de Socorro institucionalmente; 5º Sobre os cursos da ETEC, Eder informou que já foram iniciadas os processos para a implementação e foram solicitados cursos na área de hospitalidade, envolvendo também outras frentes. Sr. Jose Fernandes solicitou a inclusão de cursos especializados na área da aventura, como por exemplo: técnicas verticais, primeiros socorros, etc; 6º Eder informou que ficou muito claro, durante a sua visita no MTUR que Socorro tem grande destaque na área de acessibilidade e que olham com carinho para nosso destino devido a esse fato, portanto, pediu atenção especial aos empresários presentes para seguirem a legislação. Informou também que está recebendo durante essa semana duas pessoas de Sergipe que vieram para conhecer o projeto de acessibilidade em Socorro; 7º Comentou que no dia 29 de abril haverá uma missão técnica para Brotas patrocinada pelo SEBRAE através do Projeto Circuito Turístico das Águas Paulista e que os interessados poderão deixar seus nomes no departamento, no escritório do Consórcio. São 31 vagas reservadas aos empresários do Circuito das Águas; 8º quanto a sinalização Turística, Eder informou que já foi feito o edital; 9º neste final de semana, Socorro recebeu, exclusivamente, jornalistas indicados pela APRECESP e foi uma visita muito importante para o destino, visto que oferecerão gratuitamente as fotos tiradas na visita. Eder, aproveitou para fazer uma apelo às empresas de turismo para se prepararem com materiais específicos das empresas em CD com fotos e releases para facilitar o trabalho dos jornalistas; 10º Eder também disponibilizou os serviços da ouvidoria para atendimento à população no que refere a criticas, elogios e denuncias quanto as irregularidades do município; 11º pediu desculpas mas nesta reunião, não conseguira apresentar a tabulação dos dados da pesquisa do COMTUR aplicada no inicio do ano e apresentará na próxima reunião. Finalizando sua fala, se colocou a disposição no Departamento de Turismo. Seguindo a pauta, passou-se a palavra ao Sr. Walter Silva, representante da Guarda Municipal que disse não ter nenhuma questão a ser colocada. Sr. Jose Fernandes aproveitou para agradecer o empenho da Guarda Municipal na patrulha nos empreendimentos rurais que vem inibindo as ocorrências, somente pediu para que a ronda também ocorra no período noturno para prestar igual apoio. Como próxima pauta, aproveitando a presença do Sr. Edelson Teves, vice-prefeito municipal, partiu-se para a pauta sobre o “Projeto Natal Luz”, como referencia o que acontece em Gramado. Sr. Edelson informou que a prefeitura está em negociação com a idealizadora da ação em Gramado, que também promove a ação em outras cidades, como por exemplo, em Guararema, a empresa ECODECOR. O projeto de assessoria, consultoria, acompanhamento das ações, treinamento e desenvolvimento está sendo negociado em torno de R$ 280mil reais que a Prefeitura está viabilizando através de seus recursos. Durante essa negociação Sr. Jose Fernandes – presidente do COMTUR e Sr. Marcos D. de Toledo – presidente da ACE/Socorro, foram chamados para também assumirem esse projeto, o que fora aprovado pelos mesmos. Assim, Sr. Edelson informou que caberá um investimento também do empresário de Socorro e que ainda não tem um valor definido, embora subestime uns R$ 150mil reais que serão destinados a materiais, serviços e equipamentos para realização do projeto. Assim que o contrato for assinado, a consultora virá para fazer um levantamento fotográfico dos pontos a serem decorados e apresentará em seguida, um projeto virtual. Muitas frentes deverão ser mobilizadas como: escolas, entidades, ONGs entre outras para que seja possível a realização do mesmo. Eder também lembrou que com o contrato assinado esse projeto não poderá ser implantado em nenhuma cidade num raio de 200Km de Socorro o que dará exclusividade a cidade. Sra. Elsa Farias também contribuiu com idéias para arrecadação de garrafas e recursos “doe um real e uma garrafa”, por exemplo, além de Gincanas entre as escolas. Todos acharam a proposta muito interessante. Seguindo, Elizandra Bueno, representante da ACE- Socorro apresentou a MEGA PREMIOS ACE 2013 ressaltando a ação e a importância do turismo abraçar a proposta, haja visto que em 2012 foi uma turista que ganhou o carro 0Km. Também convidou a todos para ouvirem o programa da ACE/Socorro na Radio AM todas as terças-feiras das 11h ao 12h onde sempre, pelo menos 20 minutos são citados as ações do turismo. Também aproveitou a oportunidade para entregar aos presentes o ultimo informativo da ACE. Partindo para os assuntos da Comissão de Marketing, Alberto Cardoso informou que fora efetivada a participação de Socorro no Salão São Paulo de Turismo entre os dias 21 a 23 de junho pelo valor de R$ 4.600,00 e que o contrato já fora assinado pelo presidente deste conselho. Em seguida comentou sobre a reunião com a Web Socorro sobre o site www.socorro.tur.br, e Jose Fernandes pediu para realmente se cobrasse os resultados em relação aos acessos que não estão expressivos conforme proposta inicial da empresa. Cardoso informou que foram enviadas informações de Socorro para publicação no Renoguias, edição de abril e maio. Pediu aos empresários o envolvimento com as ações da Assessoria de Imprensa, principalmente no envio de fotos. Comentou sobre o resultado do oficio enviado à Feira de Malhas quanto ao espaço destinado ao Turismo, pois está solicitando uma reunião com o COMTUR o mais rápido possível para que a situação seja resolvida. Cardoso fará o agendamento da melhor data para ambos e informará o Departamento para que também esteja presente. Em seguida, Silvana Pereira, assessora de Imprensa contratada pelos empresários do turismo e trade informou sobre suas ações, dentre elas: no mês de março fora trabalhado o release de Páscoa, Campeonato de Rafting e Clube do desconto. Para abril, será trabalhado o Feriado de Corpus Christi, 1º de Maio- Dia do Trabalho, visita da Embratur, Festival Gastronômico, Adventure Sports Fair e Inauguração do Museu Municipal, na semana de 17/05. Paralelamente, está enviando jornalistas para conhecer o destino. Esta semana recebemos a visita do Diário do Comercio e será agendada as próximas visitas para: Correio Popular, Tribuna de Santos, TV Mackenzie e Revista Alpha. Ainda como pauta da Comissão de Marketing, Sr. João Gabriel pediu vistas a votação na ultima reunião do Conselho sobre a participação de Socorro no Guia 4 Rodas Brasil, por infringir o item 4 do artigo 5º do estatuto do presente conselho. Assim, Sr. José Fernandes informou que o contrato já estava assinado, assumindo o equívoco e pedindo aos conselheiros presentes a decisão sobre o pedido do Sr. João Gabriel. Assim, após reflexões sobre o ocorrido, a assembléia concordou em continuar com a decisão muito embora se deva prestar atenção para as próximas votações, assim como valorizar, segundo dito por Valderez Zucon, as decisões da Comissão de Marketing. Seguindo a reunião, na ausência do presidente que sentiu um mal estar, a reunião fora direcionada pela Sra. Elisabeth Pares que deu a palavra aos coordenadores dos Núcleos Setoriais. O primeiro coordenador a falar, foi o Sr. João Carlos R. Junior apresentando as ações do Núcleo de Turismo Aventura. Dentre elas: resultado positivo do Campeonato de Rafting realizado no mês passado, agradecendo o envolvimento e a participação de todos e comunicou que Socorro participará novamente de mais uma edição da maior feira de aventura da América Latina- Adventure Sports Fair, onde foi contratada a empresa Sauer Comunicação para trabalhar o destino Socorro. Outra informação importante foi que Sandro conseguiu uma redução no custo do espaço da feira e Socorro terá 20m2 para se divulgar com um custo de R$ 5mil reais. O restante da verba de R$ 16mil será utilizada para formatação do espaço, materiais de divulgação entre outros. Sra. Valderez Zucon informou sobre as ações do Nucleo de Hospedagem incluindo o Café com Parceiros do Clube do Desconto realizado no ultimo dia 04 d abril no Hotel Recanto Cachoeira com resultado positivo, tanto em relação ao publico presente quanto em relação as ações discutidas. Valderez também comentou que o grupo participou, no ultimo dia 27 da CONOTEL através da parceria com o SEBRAE e Circuito das Águas. Concordou com Sr. Jose Fernandes com referencia a eficiência da ronda da guarda municipal nos empreendimentos da zona rural e comentou que o grupo está trabalhando afinco na Campanha visual, que será apresentada ao grupo na próxima reunião. Sobre o Turismo Rural, Sra. Elisabeth Pares informou que algumas propriedades receberam os jornalistas no ultimo final de semana e que foi uma grande vitrine para divulgar o Festival Gastronômico. Com a ausência do representante do Nucleo Gastronômico de Socorro, Sra. Elisabeth Pares passou a palavra aos representantes dos conselhos municipais. Assim, Sra. Elsa Farias, representando o COMUC- Conselho Municipal da Cultura, informou que no dia 13/4 as 20h, na Estação Socorro, haverá uma homenagem aos maestros da Corporação Musical Santa Cecília. Dia 15/4 haverá uma palestra sobre a Arte Naifs no Centro Cultural como abertura do Curso ministrado pela artista Rosangela Politano – Projeto COR-AÇÃO. Informou que no dia 06/04 a Congada Mirim do Bairro dos Rubins se apresentou em Aparecida do Norte e pediu ao Eder, que conversasse ou possibilitasse uma conversa com os representantes de Sergipe para alinhar idéias sobre os concursos de quadrilhas que lá são promovidos. Pediu também apoio aos hoteleiros quanto a divulgação do artesanato e da cultura de Socorro aos hóspedes. Luka, representante dos artesãos informou que o Espaço do Artesanato está sem água já há dias e que acredita ser possível viabilizar o direcionamento do ar-condicionado a sala dos conselhos pelo recurso de Transferência de patrimônio assim como foi feito com outros materiais. Será necessário que o COMTUR se informe com o Departamento Jurídico da Prefeitura. Sr. Luis Antonio, representante do COMSEG informou os presentes que o maior problema enfrentado pelo Conselho de Segurança é o abuso do uso de drogas no município e a audácia dos traficantes que tentam driblar as abordagens policiais. Seguindo, Sr. João Gabriel comentou sobre as ações do CONDEMA informando que estão analisando o documento que a SABESP encaminhou ao Ministério Publico quanto ao tratamento de esgoto de Socorro. Para finalizar a reunião, Sr. Alberto Cardoso convidou a todos para a Palestra: “Marketing, Design e Mercado, que acontecerá no dia 10/04 as 20h no Auditório da Prefeitura Municipal. Informou também que o CEMEP está oferecendo uma serie de outros cursos para a população. Elizandra convidou a todos para utilizarem as consultorias do SEBRAE MOVEL que ficará em Socorro de 08 a 11 de Abril. Encerrada a reunião, Sra. Elisabeth Pares agradeceu a presença de todos e confirmou a data da próxima Assembléia do Conselho para dia 13 de Maio de 2013 as 19h30 na sala dos Conselhos Municipais. Eu Elizandra Bueno de Godoy, representante da Associação Comercial neste presente conselho, escrevi e assino juntamente com o Sr. Presidente José Fernandes Franco, a referida ata.