Ata 200 11/06/2012
Ata 200 – No décimo primeiro (11) dia do mês de Junho de 2012 ocorreu a reunião ordinária do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, na sede do Rotary Club de Socorro, às 19h30. Encontravam-se presentes o Sr. José Fernandes Franco, presidente do Conselho, membros da diretoria, representantes dos Núcleos, Comissões e dos vários segmentos representativos conforme segue em anexo lista de presença. Sr. José Fernandes Franco dá inicio a reunião. Carlos Tavares faz um agradecimento pelos presentes e pela reunião e que tudo dê certo. Luana Abrahão Pinto lê a ata 199. Sr. José Fernandes comenta que esteve presente na audiência pública da ação do COMDEPACNAS sobre a construção de prédios no centro da cidade. Segundo ele, é provável que o legislativo não aprove a ação, pois o nosso centro não tem estrutura para isso. Sr. Carlos Tavares comenta que foi feita a carta pedindo autorização da Prefeitura para a reabertura do ponto de informações turística da feirinha. A mesma já foi protocolada, mas a Prefeitura, até a presente data, não deu uma resposta. Carlinhos cobrará novamente o órgão. Relembrando o assunto da reunião anterior, o presidente pede que cartas de convocação de participação sejam enviadas para os faltantes que completarem 03 faltas nas plenárias. Sr. José Fernandes fez a leitura do oficio sobre a abertura de uma pista de SKATE no Centro de Convenções da cidade (Recinto). Como é um local voltado ao Turismo, a Prefeitura enviou tal documento para que o COMTUR resolvesse esta questão. No oficio foi sugerido a construção ao lado do centro de eventos. Porém lá não é um bom local devido ao barulho e privacidade nos eventos. José Fernandes, então, pede que todos opinem quanto a isso e que se não concordarem com este local, deem outra sugestão. Alguns locais foram comentados, mas nada ainda está resolvido. Para tentar resolver, o Sr. presidente, pergunta se alguém é contrário a esta construção, como ninguém se manifestou, Zé Fernandes, sugere que seja mandada uma carta ao responsável do oficio mostrando a preocupação do COMTUR com a acústica no local em questão de eventos próximos a pista. Sr. Alberto Cardoso e Sr. Vanderlei Bertoletti não compareceram a esta plenária, portanto não foi passado o demonstrativo financeiro do Conselho. Apenas para esclarecimento, o Sr. Presidente comenta sobre a dificuldade de pagamento a Assessoria de Imprensa este mês, pois estamos com muita inadimplência e empresas desistindo dessa parceria. Sendo assim, Sra. Elizandra Bueno relembra que na Reunião de Hospedagem foi elencado alguns novos parceiros para que fizessem parte desta ação também foi lembrado que o Sr. Eder Sambo está em busca de novos parceiros. Sr. José Fernandes, ainda complementa com a dificuldade de pagar os serviços do Sr. Eder Sambo o qual, presta assessoria financeira ao COMTUR. Sr. Carlos Tavares comenta do descontentamento com o Guia 4 Rodas que saiu a matéria de Socorro. Segundo ele, o Guia está focando muito mais na cidade de Brotas. Ele ainda relata, que esta semana, ocorreu outro acidente de Rappel na referida cidade. José Fernandes acha que devemos passar este descontentamento a eles na próxima divulgação. Sra. Maria Helena Antoniads, como nossa Assessora de Imprensa, se compromete a falar com a redação, edição do Guia para apenas expor esta visão e que assim, fique registrado. Completando o assunto, José Fernandes acha que a participação no Guia é estratégica e importante para Socorro. Referente ainda aos assuntos da Comissão de Marketing, foi pedido pelo Sr. Presidente que constasse em ata a substituição de coordenação desta comissão que era do Sr. Eder Sambo e agora será do Sr. Alberto Cardoso. Ainda sobre a Comissão, José Fernandes comenta sobre o contrato do COMTUR com a MXSS (Mídia Express) que este ainda não está assinado e que na verdade é um termo de parceria. Carlos Tavares, ressalta neste momento, que este é um assunto do COMTUR e não do COMUC como estava sendo tratado. Para finalizar o assunto, o Sr. Presidente pede que a Sra. Elizandra Godoy mande uma carta para o Sr. Felipe Picarelli (MXSS) de agradecimento na participação dele na Adventure Sports Fair. Nesta plenária foi feita a apresentação do trabalho com surdos do Movimento de Jovens Surdos Brasileiro pela coordenadora da FENEIS (Carla Hayakawa). A mesma veio para Socorro para mostrar este trabalho e divulgar a cidade como próximo local de encontro do movimento no 1° Encontro Paulista de Jovens Surdos (I EPJS), com cerca de 130 participantes. A data sugerida é de 24 de Janeiro de 2013 a 27 de Janeiro de 2013. Foi pedido hospedagem, alimentação, transporte, programação (lazer e festa) e livros, material didático, impresso da cidade para todos os participantes. Sr. Presidente acha que é difícil achar todos esses requisitos pra eles, visto que eles são em um numero grande e ainda é época de alta temporada para nós. Foi sugerido o Centro de Eventos para hospedá-los. Segundo o que consta, lá existem dois alojamentos (Masculino e Feminino), nestes cabem por volta de 50, 60 pessoas. Para a alimentação, o Sr. Flávio Meneguelli sugeriu que a APAE cozinhasse para eles no local com um custo mais baixo. Há ainda, a possibilidade de ser cobrado um valor reduzido para a vinda deles ou mesmo de graça. Em relação ao transporte, pela data, não teria problemas utilizar o transporte público da cidade, pois é época de férias e as Kombis e vans escolares estariam, então, disponíveis. Os dias de lazer seriam 25 e 26 de Janeiro de 2013. Foi ainda levantado se há a possibilidade de redução no numero de participantes, assim resolvemos que faremos outra reunião para discutir este assunto em separado. A Sra. Carla também passou o projeto Cultura que o Surdo Escuta (CSE) que é realizado em apenas 01 dia de visitação o qual foi sugerido 25 de Janeiro de 2013. Serão 45 participantes que terão alimentação, lazer e transporte. O Sr. Flávio Meneguelli, sugere então, que o COMDEF seja o interlocutor desta ação. Para finalizar o assunto, a Sra. Elizandra Godoy sugere a Carla que a mesma passe outra data para o segundo projeto (CSE) devido a alta temporada. Sr. Carlos Tavares passou sobre a nova pesquisa do COMTUR que será inserida na alta temporada de inverno como foi na de verão. Ainda segundo ele, os estabelecimentos estão colaborando pouco com a divulgação e inserção destes para com seus hóspedes. Carlinhos passa em data show todo o levantamento de cada questão recolhida da pesquisa anterior. Neste momento, o Sr. presidente sugere que esta pesquisa seja anunciada nos jornais da cidade e que a ACE enfatize com os comerciantes a importância da mesma, motivando-os a executarem esta ação. Sr. José Carlos Giomo (representante da ACE) estava presente e concordou com a ideia. Carlinhos sugere que eles façam mais anúncios e publicações nos jornais, rádio para este alerta aos empresários em geral, inclusive os do centro. Sra. Elizandra Godoy, sugere que alguém da área de Turismo fale sobre isso em entrevista na rádio. Sr. José Fernandes sugere o Sr. Carlos Tavares para tal. Carlinhos aproveita para informar que a nova equipe da Guarda Municipal tiveram informações turísticas da cidade, fizeram algumas atividades de aventura e ainda, uma palestra sobre o Turismo de Socorro ministrada por ele. Aproveita para lembrar que o Rodeio deste ano será de 09 a 12 de Agosto e a Festa de Agosto será de 13 a 19 de Agosto no centro da cidade. Sobre os assuntos da Assessoria de Imprensa, a Sra. Maria Helena Antoniads comenta sobre os anúncios dos participantes do Press Trip os quais já ocorreram na maioria dos jornais, revistas, mídia televisiva que estiveram conosco. Lembrou que os jornalistas da FRAME TV fizeram 2 programas sobre Socorro com um bloco praticamente inteiro falando da cidade. Informou a todos que já há matérias do Festival Gastronômico e que foi falado, inclusive, pelos repórteres do PRESS TRIP. As próximas publicações da Assessoria serão sobre as Malhas (inverno) e a participação da Assessoria nas feiras Salão São Paulo de Turismo e REACESS. Maria Helena comentou sobre a publicação de Brotas no Guia e que aqui também existem atividades de aventura como lá, porém os jornalistas focaram em outras atrações de Socorro. A mesma ficou incumbida de ligar para a redação do Guia para maiores esclarecimentos. Sobre os assuntos do Núcleo de Turismo de Aventura, Sr. José Fernandes comenta da vinda a Socorro de uma operadora de aventura da Argentina amanhã (12 de Junho de 2012) que quer divulgar dois ou três destinos para a temporada de inverno e o Circuito das Águas foi escolhido. Isso porque não estão conseguindo vender praia nesta época do ano. Continuou comentando sobre a reunião com os engenheiros e arquitetos junto com o COMDEF, porém não teve grande participação dos engenheiros. Nesta foi questionado sobre as novas obras que não tem nada de acessibilidade, não tem engenheiros responsáveis para dar tal licença e não tem planta. Sobre a reunião da Governança na Fazenda Santa’Ana foi falado sobre a importância da participação de todos os empresários nestas. Sr. presidente comenta sobre o Prêmio Nacional de Acessibilidade na WEB, o qual o site do Parque e do Campo dos Sonhos está concorrendo junto com a desenvolvedora WEB Socorro. O evento será em 14 de Junho de 2012 no Memorial da Inclusão em São Paulo. Sra. Elizabeth Pares comenta sobre os assuntos do Núcleo de Turismo Rural reforçando sobre o Festival Gastronômico que começará em 16 de Junho no Rancho Pompéia. Relembra que em todos os sábados de Julho será servido caldos na Praça da Matriz devido ao Festival de Inverno nos dias 07, 08, 14, 21 e 28 de Julho de 2012. O Núcleo de Turismo Rural estará participando da Feira Revelando São Paulo em São José dos Campos de 07 a 14 de Julho de 2012. Sra. Elsa Domingues de Farias comenta dos assuntos do COMUC sobre o Encontro de Museus que será de 13 a 15 de Junho de 2012 em São Paulo e haverão 03 artistas de Socorro participando do evento. Comenta ainda que o Sarau foi um sucesso. Sr. Flávio Meneghelli comento sobre os assuntos do COMDEF passando a todos sobre a reunião com os engenheiros e arquitetos da Prefeitura poderia ter sido melhor, mais bem aproveitada nos assuntos e exigências. Relembra as datas da REACESS que será em 29 e 30 de Junho de 2012, a qual terá a divulgação de Socorro na questão da Acessibilidade. Eu Luana Abrahão Pinto, secretária, escrevi e assino juntamente com o Presidente Sr. José Fernandes Franco a referida ata.