Começaram hoje (23) os atendimentos médicos do Programa de Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) em Socorro, iniciativa organizada por alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em parceria com a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e a Prefeitura de Socorro.
O mutirão, que acontece até o dia 28 de janeiro na Escola Estadual Narciso Pieroni, tem como objetivo levar assistência médica de qualidade à população, especialmente às pessoas com dificuldade de acesso a serviços de saúde especializados. Só no primeiro dia, o evento realizou 130 atendimentos.
A ação mobiliza 292 alunos e 170 médicos voluntários, que juntos oferecerão consultas, exames e orientações em diversas especialidades, contribuindo para a saúde e o bem-estar da comunidade local. O programa conta também com uma carreta de oftalmologia para realização de exame de grau, exames de fundo de olho e outros exames oftalmológicos.
“O PECA é uma oportunidade única para unir aprendizado acadêmico à prática de um cuidado humanizado, além de fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Estamos muito orgulhosos de participar desse projeto em Socorro”, afirma o professor Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos, presidente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo durante a cerimônia de abertura que aconteceu na noite do dia 22 de janeiro.
O programa também destaca a importância do trabalho em equipe e da integração entre diferentes áreas da saúde, fortalecendo o compromisso com a formação de profissionais capacitados e conscientes de seu papel social.
Serviço:
Programa de Expedições Científicas e Assistenciais (PECA)
Local: Escola Estadual Narciso Pieroni
Endereço: R. Visconde do Rio Branco, 424, no centro de Socorro
Datas: 23 a 28 de janeiro de 2025, das 8h às 17h
Observação: Atendimentos gratuitos com limite de senha e por ordem de chegada