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Ata 214

Ata 214

ATA 214- Ao décimo segundo dia do mês de agosto de 2013, às 19h, realizou-se a Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Turismo, COMTUR, na sala dos Conselhos Municipais no Centro Administrativo.  Sr. José Fernandes Franco iniciou a reunião e passou-se para a Leitura da ATA 213 que fora aprovada pelos presentes. Seguiu-se com os assuntos de secretaria expostos por Elizandra Bueno de Godoy representante da Associação Comercial e Empresarial de Socorro. Como ofícios recebidos, Elizandra apresentou o documento da Feira de Malhas, assinado pelo Sr. Vanderlei Urbano solicitando a utilização do espaço do COMTUR na feira para ponto de coleta das garrafas Pets. O COMTUR também recebeu um ofício dos organizadores do Evento Socorro OFF ROAD pedindo apoio do conselho  para tal evento que se realizará em 14 e 15 de setembro de 2013. Quanto a esse ofício, os presentes decidiram por apoiar desde que a Prefeitura autorize a realização do evento através de alvará. Como terceiro oficio recebido, Elizandra fez a leitura da carta escrita por Vera Sanada ao conselho agradecendo o apoio a todas as edições do FATU em Socorro e comunicando que em 2013, o festival será realizado em Paraty- Rio de Janeiro. Todos lamentaram perder o Festival mas se alegraram pela mudança. Elizandra também apresentou um convite recebido em nome do presidente do COMTUR estendido a todos os membros para inauguração da empresa no dia 20/07/13 às 16h. Como ofícios enviados, Elizandra apresentou o oficio resposta a Feira de Malhas autorizando a utilização do espaço para deposito das garrafas PETs. Seguindo, Alberto Cardoso apresentou as informações da Tesouraria: na conta do FUMTUR – R$2.788,87, no caixa da ACE- R$ 9.297,26. Mesmo com esses valores, Cardoso informou que o COMTUR está com uma inadimplência de mais de R$ 3mil reais e pediu novamente o apoio dos empresários presentes para conscientizar seus fornecedores e parceiros. Comentou sobre a impressão do Guia do Turista de Socorro e que em conversa com Marina, gerente do Banco do Brasil, informou que está liberado a impressão e 20mil exemplares do guia. O departamento do Turismo e a ACE farão nova correção no Guia e encaminharão para o Banco. Todos concordaram que as empresas que não estão contribuindo não sairão no material. Para conhecimento dos presentes, Cardoso apresentou a proposta da empresa Locus Traslados que tem interesse em se instalar em Socorro. Nesse caso, os presentes sugeriram que Cardoso entrasse em contato com a empresa e informasse que não temos condições de auxiliar nessa instalação, mas que o COMTUR indicará tal empresa para os traslados a fim de atender a demanda. Aproveitando e falando de receptivo, Sr. José Fernandes comentou sobre a negociação do receptivo dos Portais com a Rizzatour que encaminhou uma proposta inviável ao poder publico de R$ 45mil reais como ajuda inicial. Sr. José Fernandes infomou que o Sr. Dr. André, prefeito Municipal estava muito interessado e disposto inclusive em investir em infra-estrutura, mas o valor proposto excedeu o esperado e planejado. Outras soluções estão sendo buscadas para solucionar a questão do receptivo na cidade. Seguindo como quinto assunto, abordou-se questões do Projeto de Decoração do Natal de Socorro, cujo tema mudou para “Luzes de Natal- Socorro – 2013- Um Eterno Natal” e o novo logo também foi confeccionado e aprovado pela Comissão e apresentado nessa reunião (modelo impresso). Sr. José Fernandes propôs aos empresários presentes definir valores de contribuições para o projeto e assim, foi sugerido para o Segmento de Hospedagem cotas de R$ 5mil reais para os Hotéis de maior porte; R$ 3mil para hotéis de médio porte e cotas menores de R$ 2mil, R$ 1mil e R$ 500,00. Para os restaurantes sugeriu-se contas de R$300,00 a R$ 2mil reais. Para o segmento de Aventura, sugeriu-se contas de R$ 500,00 a R$ 1000,00. Para o segmento Rural sugeriu-se cotas de R$ 500,00 a 2.000mil e Agencias R$ 500,00. Sr. José Fernandes tem conversado com os empresários e acordado os valores. Seguindo como sexto assunto, Cardoso apresentou  a pauta sobre a “Festa de Agosto” e comunicou sobre a parceria dos refrigerantes da Krill nas barracas das entidades. Acácio informou que o Show principal será no Sábado com os cantores “César e Paulinho, Padre Joarez no dia 15/08 seguindo com o Show do Negritude Jr, além das atrações culturais distribuídas ao longo dos dias da festa. Para a Festa de Agosto também serão vendidos para as empresas cotas de patrocínio de R$ 15mil, R$ 5mil e R$ 3mil. Cardoso também informou que em paralelo a Festa de Agosto acontecerá a Festa do Morango na Praça do Fórum e que as barracas de produtos ficarão na Rua Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto, confirmado pela Comissão do Evento. Seguindo como sétimo assunto, Sr. José Fernandes comentou sobre o Evento que acontecerá em Jaguariúna do Lançamento da Campanha Visual do Circuito das Aguas Paulista dia 08/08 das 9h30 às 13h. Assim, pediu empenho dos empresários do Núcleo para participarem do Evento. Aproveitando para falar do Circuito das Aguas, Acácio comentou sobre o Projeto RODA SP da Secretaria do Estado de SP que estará na região de 19 a 28 de julho. Em Socorro serão dois pontos de embarque: Horto Municipal e Parque do Monjolinho. Sr. Acácio também comentou que o Projeto do Plano de Marketing está em processo real de licitação e que o edital foi elaborado com a preocupação de filtrar ao Maximo as empresas pela sua capacidade comprovada de serviços. Sobre a Comissão de Marketing, Cardoso informou que na ultima reunião da comissão, o grupo definiu os 10 Caminhos Turísticos prioritários para incorporarem o projeto dos portais. Os caminhos sugeridos pela Comissão: Rio do Peixe, Usina, Pompéia, Pereiras, Cristo, Lavras de Baixo (Sonhos), Lavras de Cima, Saltinho, Pedra da Bela Vista e Serrote. Os presentes, após argumentos do Sr. José Fernandes aceitaram alterar a indicação do ultimo Caminho Turístico do Serrote para o Caminho Turístico do Oratório. Ficando assim como caminhos turísticos sem serem contemplados inicialmente pelo projeto os locais: Jaboticabal, Visconde, Serrote. Sr. Cardoso também informou que a comissão de Marketing está tentando agendar uma reunião com a Equipe da Web Socorro para alinhar estratégias de interesse da cidade e viabilizar a proposta de enviar semanalmente e-mails marketing para o mailing. Sobre a Assessoria de Imprensa, Cardoso apresentou o relatório da Assessoria de Imprensa, pois Silvana – assessora de Imprensa não pode comparecer nessa reunião, devido a alteração de data. Sobre o relatório apresentado, nada fora questionado. Continuando, Cardoso aproveitou a oportunidade para informar que o CEMEP, em parceria com o SENAC Itapira abriram inscrições para o Curso de Guias Turísticos Receptivos com carga horária de 200 horas e que inicia em 19/08 (30 vagas Maximo). Passando a palavra aos Núcleos Setoriais, Sr. João Carlos, coordenador do Núcleo de Turismo Aventura informou que o grupo está despendendo energias para a ação do Dia de Aventura para atender e movimentar o segmento em baixa temporada, estão mobilizados na alteração do Projeto de Lei 3667- Sinalização das Estradas Rurais. Sra. Elisabeth Frias Pares, coordenadora do Nucleo de Turismo Rural informou que o grupo estará no Festival Cultural de Inverno de Socorro vendendo caldos  e relatou sobre como a participação do Nucleo do Revelando SP – Vale de Paraiba (São José dos Campos). Como nenhum conselho estava presentes, passou-se a palavra as representações: Imprensa Escrita, Maria Tereza informou que está trabalhando a pauta do Natal, Sr. Dircineu de Lima comentou sobre as ações dos Clubes enfatizando a Noite Italiana do Clube XV em comemoração aos 75 anos do clube e Elizandra Bueno de Godoy comentou sobre as ações da Associação Comercial enfatizando que novamente dois dos três sorteados da Promoção do Dia dos Namorados foram turistas. Comentou sobre o Projeto de Socorro aprovado pelo SEBRAE Nacional e CACB- Confederação das Associações Comerciais do Estado de São em que precisaremos que a Adventure Sports Fair esteja contemplada nas verbas do COMTUR para 2014 e 2015 agregando ao valor que será direcionado também do projeto e comentou das outras duas ações: Capacitação e Treinamentos e a criação do Guia Turístico da Cidade (uma revista que vem comemorar os 14 anos de empreender em Socorro). Encerrados os assuntos, Sr. José Fernandes agradeceu a presença de todos, confirmou a data da próxima reunião do Conselho para o dia 12 de Agosto às 19h na sala dos Conselhos Municipais. Esta ata foi redigida por Elizandra Bueno de Godoy – representante da Associação Comercial e Empresarial de Socorro neste conselho e assinada por ela e pela diretoria presente.

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