Ata 43 – COMUC – Às 20 e 10 minutos do dia 18 de fevereiro de 2014, o Conselho Municipal de Cultura de Socorro, COMUC, reuniu-se em sessão ordinária mensal, na Sala dos Conselhos, à Avenida José Maria de Faria, 71. Elsa Dias Domingues de Farias, presidente deste Conselho, fez a abertura da reunião com uma frase de motivação e seguiu com a leitura das considerações que norteiam a criação e atuação deste Conselho. Na sequencia, passou a palavra para a primeira secretária, Beatriz Minozzi Fischer, que fez a leitura das atas dos dias 10 de dezembro de 2013 e 21 de janeiro de 2014, sendo as duas aprovadas por unanimidade. Em seguida, foram lidos os ofícios que precisam ser aprovados para envio: Solicitação para a Prefeitura arrumar o forro da sala da Congada e a compra de equipamentos multimídia para a Divisão Municipal de Cultura. Os representantes deste Conselho aprovaram o envio dos ofícios e pediram para descrever na solicitação dos equipamentos multimídia um computador, um notebook, impressora multifuncional, câmera para fotografia e filmagem em alta resolução e acrescentar o pedido de dois funcionários para formar uma equipe de trabalho, sendo uma secretária para ficar fixa no Centro Cultural e um auxiliar técnico com flexibilidade de horário, para trabalhar nos eventos. Em seguida, foi pedido para todas as representatividades enviarem para a Diretoria do COMUC propostas de oficinas para 2014 até dia 28 de março, para que dessa maneira fique mais fácil organizar todas as oficinas possíveis de serem realizadas dentro dos eventos culturais. Seguindo a pauta da reunião, foi colocado em votação a aplicação do orçamento do COMUC 2014, que foi elaborado de acordo com as prioridades deste Conselho. O Orçamento de R$50.000,00 ficou dividido da seguinte maneira: Concurso literário e fotográfico – R$2.800,00; Mostra de Teatro – R$3.000,00; Mostra de Dança – R$3.000,00; Saraus (2 edições) R$6.000,00; Oficinas (12 edições) R$7.200,00; Bienal de Artes – R$3.000,00; Viola na Feira – R$2.000,00; Equipamentos Biblioteca – R$20.000,00; Caixa para eventualidades R$3.000,00. Ângelo Rafael Borin, representante do núcleo do Coral Municipal, questionou o fato do COMUC repassar para a Biblioteca Municipal uma parcela muita alta de recursos, disse também achar mais justo que a própria Prefeitura, por meio da Cultura e da Educação, invista na Biblioteca. Os membros da Diretoria deste Conselho explicaram que a Biblioteca está esquecida e não recebe recursos para atualização de acervo e de equipamentos como estantes e computadores. Depois de todos exporem seus pontos de vista e refletir sobre o assunto, o orçamento foi aprovado por unanimidade. Na segunda parte da reunião, Tiago de Faria, Chefe de Divisão da Cultura, foi questionado porque o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) não está mais na Estação Socorro. Tiago informou que as atividades do Ponto MIS começam em março e tem oficinas programadas e também explicou que o público no ano passado era muito pequeno, quase inexistente. Conversando na reunião regional do Ponto MIS, Tiago percebeu que a melhor atitude que as outras cidades estão adotando para atingir um público maior é ir para regiões periféricas, pois beneficia pessoas que não tem recursos para ir ao cinema e que não tem TV à cabo em casa. Na busca de atingir um público maior e o objetivo real do projeto, a Divisão Municipal de Cultura está estudando a viabilidade de colocar o Ponto MIS na Escola Municipal do Bairro Santa Cruz. Tiago foi questionado também sobre as atividades que a Assistência Social está colocando na Estação Socorro. Beatriz Minozzi Fischer, representante do ICA, instituição que administra o Conservatório Municipal de Socorro, questionou o fato dessas atividades ocuparem o mesmo espaço que é destinado ao ensaio de grupos, como a Big Band do Conservatório. Tiago explicou que foi solicitada a utilização daqueles espaços para distribuir leite, cesta básica e fraldas, entretanto informou ter deixado duas salas para o Conservatório e que irá solucionar esse problema. Tiago foi questionado também sobre o mal cheiro de leite no espaço destinado à apresentações culturais na Estação Socorro e ficou decidido que o COMUC vai enviar um ofício para o Prefeito André Bozola com cópia para o Tiago de Faria solicitando a limpeza do local e a destinação exclusiva para a cultura. Em seguida, foi falado sobre as oficinas culturais no Festival de Verão: Oficina de Literatura; E.V.A.; Maquiagem e de Artesanato. Rosangela Politano, representante das artes plásticas e membro do Espaço do Artesanato, manifestou-se pedindo o auxílio do Conselho para a escolha das oficinas dentro do Espaço, pois não achou justo como foi feito e também comentou seu descontentamento com a organização do Espaço do Artesanato e com a maneira hostil que a Presidente deste Conselho, Elsa Farias, foi tratada na última reunião do artesanato. Elsa comentou sobre o episódio e disse que ficou chateada de ver como os membros daquele núcleo não respeitam o COMUC e nem as pessoas envolvidas com este Conselho. Beatriz Minozzi Fischer explicou que a escolha da oficina deve ser feita pelo próprio núcleo do artesanato, não sendo essa uma função do COMUC e Márcia Regina Mantovani e Maria Tereza Ferraz do Carmo se prontificaram para tentar novamente explicar em uma reunião do Espaço do Artesanato a função do Conselho e como seria melhor elas se organizarem para a escolha de oficinas. Dando sequencia a reunião, foi sugerida a mudança de endereço das reuniões do Conselho para um lugar mais central. Ficou decidido entrar em contato com a Sociedade Italiana e perguntar a possibilidade deles cederem uma sala para as reuniões do COMUC toda terceira terça-feira do mês. Em seguida Beatriz mencionou que nem o representante e nem o suplente do núcleo da música frequentam a reunião desde janeiro de 2013, portanto podemos eleger outros membros para tal cargo. Como o Jonas cantor sempre participa das reuniões ordinárias deste Conselho, os demais membros escolheram por unanimidade ele como o novo representante da música no COMUC. Tiago Faria informou sobre as atrações do Festival de Verão e do Carnaval, dando destaque para o Festival de Marchinhas, que terá a primeira eliminatória no dia 22 de fevereiro e a final no dia 28 de fevereiro, e para as máscaras que enfeitarão as ruas de Socorro nessa festividade, confeccionadas pela artista plástica Rosângela Politano. Tiago mostrou para os conselheiros a aprovação dos bombeiros para a realização dos dois eventos. José Valdir Ferrari, representante do Folclore, informou sobre o lançamento do seu livro “Fazendas: Origem do Progresso” no dia 22 de fevereiro em Monte Alegre do Sul. Nas considerações finais, Elsa Farias falou sobre o Sarau da Mulher, que será realizado no dia 08 de março, às 20h no Centro Cultural e que terá a Maria do Socorro H. Barbosa, responsável pela Biblioteca Municipal, como homenageada. Assim, foi dada por encerrada a reunião.